13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro Hospitalar de Coimbra realiza homenagem póstuma a Enfermeiro Elvense João Valente!

Uma exposição fotográfica foi recentemente inaugurada  na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e vai ficar disponível para visita apenas até ao final da semana (de 14 a 16 de setembro), evoca o antigo enfermeiro João António Jesus Valente que, entre 1966 e 1981, foi professor da então Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (EEAF).

A mostra, patente na Sala Maior do Polo A da ESEnfC (Avenida Bissaya Barreto, em Celas), é organizada pela enfermeira do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Irina Pires, nora de João Valente, falecido há quatro décadas.

Nesta homenagem feita em parceria com a ESEnfC, que começa com uma sessão solene (a partir das 17h00, no auditório do Polo A), Irina Pires procura mostrar diversas facetas do enfermeiro, natural de Elvas, que trabalhou nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), na “Sala de Operações”, nos “Socorros Urgentes”, no Serviço de Reabilitação e na Ortopedia. Mas que também fez (a partir de 1959) a supervisão de alunos da EEAF em estágio de cirurgia, medicina e urologia Ou que deixou escritos sobre “Técnicas Preventivas de Reabilitação”, “Reanimação Respiratória e Circulatória” e “Apontamentos sobre Ligaduras”. João Valente foi, também, durante dois anos, massagista do clube de futebol União de Coimbra e, por menor período, enfermeiro na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Como reconhecimento pela sua dedicação à profissão e ao ensino, um dos cinco laboratórios de práticas clínicas simuladas inaugurados, em 2007, pela ESEnfC recebeu o nome de João Valente.

O laboratório, direcionado sobretudo para o 1º ano da licenciatura, está equipado com diferentes simuladores que permitem a realização de punções venosas e a administração de terapêutica intramuscular, subcutânea e intradérmica. Irina Pires refere que, durante anos, ouviu falar do «mestre da Enfermagem» e do «professor que exigia rigor a sorrir», sendo que, após «uma exaustiva pesquisa sobre o seu percurso profissional, com as publicações dos vários manuais de enfermagem», sentiu necessidade de «dar a conhecer a essência do enfermeiro João Valente, detentor de conhecimento e sabedoria», cujos «pensamentos e expetativas tinham uma componente futurista em que relação ao contexto da época».

A sessão desta tarde compreende, ainda, a distribuição de uma brochura de homenagem, um momento de dança contemporânea, o visionamento de um filme e uma “mesa de honra”, composta pela Presidente cessante da ESEnfC e pelo Presidente eleito da instituição (respetivamente, Aida Cruz Mendes e Fernando Salgueiro Amaral), pela filha do homenageado, Cristina Valente, pelo enfermeiro diretor dos HUC já aposentado, Joaquim Garrido, pela atual enfermeira diretora do CHUC, Áurea Andrade, e pelo professor da ESEnfC aposentado, José Roxo

Populares