23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio de D. Manuel, abriu portas e já pode ser visitado (c/fotos)

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Évora promoveu ontem a realização de uma sessão comemorativa que teve lugar na sala de conferências do Palácio de D. Manuel.

A sessão incluiu a realização de uma conferência intitulada “Território e Memória(s). Vozes humanas para um amanhã de futuro”, a cargo da Professora Doutora Fátima Nunes, Catedrática da Universidade de Évora. Antes teve lugar um momento musical de guitarra clássica pelo músico José Farinha e, na conclusão, os participantes puderam ainda assistir à leitura de excertos dos textos dos áudio-guias por Rita Taborda Duarte e Mariana Carvalho, terminando a sessão com uma visita ao Centro Interpretativo comentada pela Doutora Carmem Almeida.

Eborenses e visitantes, através das diversas peças, imagens analógicas e virtuais, maquetas, documentos, artefactos museológicos, sons e recursos multimédia que expõem recriações de diversos momentos históricos da Cidade, poderão agora entender melhor a Cidade de Évora, a sua história e as suas gentes, também as razões pelas quais foi classificada pela UNESCO em 1986 Património da Humanidade e atualmente candidata a Cidade Capital Europeia da Cultura 2027. É este o principal objetivo do Centro Interpretativo da Cidade de Évora.

Em complemento, o Palácio de D. Manuel aloja também a exposição temporária de fotografia “Cidade, Fotografia e Memória – Évora Século XX”.

O Centro interpretativo da Cidade de Évora pode ser visitado de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00, com entrada livre.

Fotos/Fonte: CM Évora

 

Populares