23.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Centro Náutico de Monsaraz acolhe instalação artística junto às margens do lago Alqueva!

Dia 5 de fevereiro, pelas 11h, vai ser inaugurado o projeto do artista Ivo Andrade, que venceu o concurso Archi’Nature 2022

De acordo com a informação avançada pela Autarquia de Reguengos de Monsaraz, o projeto que venceu o concurso Archi’Nature 2022, assinado pelo artista Ivo Andrade, já está exposto no Lago Alqueva. A instalação artística intitulada “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia” vai ser inaugurada no dia 5 de fevereiro, pelas 11h, junto ao Centro Náutico de Monsaraz.

No concurso promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ivo Andrade propôs abordar a sensibilização para a importância da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, criando uma paisagem cénica de árvores dentro de três barcos junto às margens do lago. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região vão permanecer nos barcos próximo do Centro Náutico de Monsaraz até serem plantadas no local definitivo.

Neste projeto europeu, o júri composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, escolheu o projeto de Ivo Andrade que foi premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra. Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.

O concurso Archi’Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.

Populares