3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Chuva: Cota da Albufeira de Alqueva sobe 8cm em apenas 8 horas na madrugada de sexta-feira

Os últimos dias têm sido de chuva um pouco por todo o País com várias depressões a atravessarem Portugal e a trazerem chuva forte.

Na passada quinta-feira, o país esteve sob aviso laranja devido ao mau tempo e a precipitação forte que se fez sentir, foi um “renascer” de esperança para as Barragens de Portugal.

A Barragem de Alqueva, que no último dia de setembro registava uma cota de capacidade de armazenamento de 68.3%, viu a sua cota subir por força da chuva que caiu.

De acordo com os dados disponibilizados pela EDIA, Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., entre as 00h00 e as 08h00 de dia 20 de outubro, sexta-feira, registou-se uma subida de 8 cm na albufeira de Alqueva, sendo a cota, ás 08h00 de dia 20 de outubro, de 145.84 m.

A 19 de outubro, quinta-feira, a cota registada era de 145.76m.

Recorde-se que o último boletim climatológico , no que diz respeito á situação de seca do País, mostra que a região norte e parte do centro já não se encontram em situação de seca, enquanto a sul, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro têm várias zonas ainda em seca severa.

Já no que diz respeito à situação das barragens em Portugal , no último dia do mês de Setembro de 2023 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 10 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 19 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Setembro de 2023 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Setembro (1990/91 a 2021/22), excepto para as bacias do Sado, Guadiana, Mira, Ribeiras do Algarve e Arade.

Pode ler também Seca severa em alguns locais dos distritos de Évora e Beja. Baixo Alentejo com pouca água no solo

Populares