26.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cidade escondida com 2300 anos poderá estar em Évora Monte

Évora Monte (Estremoz), pode esconder um dos maiores povoados pré-romanos do Alentejo. Apesar de persistirem dúvidas, arqueólogos acreditam que no local poderá estar a cidade de Dipo, construída pelos Sefes há 2300 anos.

Segundo a publicação Vortex Magazine, escavações realizadas ao longo dos tempos confirmam a existência na freguesia de edificações que remontam ao século III antes de Cristo, sugerindo que seja a cidade referida por diversas fontes, como um dos principais aglomerados populacionais da região na Idade do Ferro, e que os Romanos tentaram conquistar por diversas vezes.

Dipo foi uma das maiores cidades construída pelos Sefes, povo de origem celta, cuja localização as fontes clássicas indicam entre as cidades romanas de Évora e Mérida. Este facto reforça a teoria de que as ruínas encontradas nos últimos anos em Évora Monte e que sugerem a existência de um povoado com alguma dimensão, pertencem à cidade perdida de Dipo.

A localização da cidade perdeu-se no tempo pois os romanos, após a conquista, construíram uma nova cidade num outro local, atualmente conhecida como Évora.

Populares