25.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cientista Eborense Miguel Bastos Araújo é vice-presidente do Júri do Prémio com o Sucessor de Greta Thunberg!

A Fundação Calouste Gulbenkian vai realizar uma conferência de imprensa, a realizar na próxima terça-feira, dia 26 de outubro, às 10h45, no qual será anunciado o vencedor da 2.ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de 1 de milhão de euros.

Vão intervir nesta sessão Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e  o cientista eborense Miguel Bastos Araújo, vice-presidente do Júri do Prémio. 

A 1.ª edição do Prémio distinguiu Greta Thunberg. 

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade distingue pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destaquem pela sua originalidade, inovação e impacto. O Prémio, no valor de 1 milhão de euros, é atribuído anualmente.

A humanidade enfrenta uma crise climática severa e sem precedentes, com consequências devastadoras para as pessoas, a natureza e a economia.

Os últimos cinco anos foram os mais quentes desde que há registo e este aumento da temperatura global, causado por níveis excessivos de gases de efeito de estufa na atmosfera, está a provocar graves desequilíbrios no Planeta. Além dos impactes no ambiente – a perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas naturais-, as alterações climáticas afetam componentes essenciais do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconómico.

Sem uma mudança drástica, a humanidade continuará a sofrer estas consequências, especialmente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Populares