18.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CIMAA quer certificação de turismo sustentável para rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature”!

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou na sessão “Certificação dos Percursos Pedestres Feel Nature e Capacitação Empresarial Associada” com o objetivo de apresentar o projeto “Alentejo Feel Nature” e submetê-lo à certificação Biosphere de turismo sustentável. A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” abarca mais de 500 km e cruza os 15 municípios do Alto Alentejo.

 

Com este processo, a CIMAA e a Entidade Regional de Turismo pretendem a definição de normas próprias, e adaptadas às características do território, para a certificação das PME do Turismo do Alto Alentejo, com especial enfoque nas empresas inseridas nos subsetores do Turismo Rural e da Animação Turística, no sentido de serem qualificadas e certificadas como infraestruturas produtivas de Turismo de Natureza.

Passando por velhos caminhos, encostas, vales e cumes da Serra de São Mamede ou pelas margens de albufeiras do Rio Tejo ou do Rio Sever, entre carvalhos, azinheiras ou oliveiras, a rede “Alentejo Feel Nature” desenvolve-se, total ou parcialmente, em espaços classificados como Áreas Protegidas ou integrados na Rede Natura 2000.

E alia a prática desportiva, acessível a todos, ao contacto privilegiado com a natureza, tirando partido de toda a diversidade do território do Alto Alentejo, o que está estreitamente ligado às questões do ambiente e desenvolvimento sustentável.

No total, esta rede inclui 38 percursos pedestres de pequena rota, com 401,61 km, e 3 percursos pedestres de grande rota, com 126 km, devidamente sinalizados e que podem ser percorridos nos dois sentidos, em absoluta autonomia e segurança, preferencialmente entre os meses de setembro a junho.

A rede de percursos pedestres “Alentejo Feel Nature” integra o projeto Alto Alentejo INMOTION que pretende, através de um conjunto de ações, promover e divulgar os produtos endógenos, onde se inclui o artesanato numa lógica de integração com a inovação, sustentabilidade e criação de valor na cadeia.

A CIMAA é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades.

Populares