2.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 Circuito Florbela Espanca: “Um Passo decisivo na valorização do património literário da poetisa Calipolense” Noémia Serrano

Vila Viçosa celebrou um marco na valorização do seu património cultural e literário com a apresentação do Circuito Florbela Espanca. A iniciativa da Câmara Municipal de Vila Viçosa, contou com o apoio do Turismo do Alentejo e promete revitalizar a região e enaltecer a vida e obra da renomada poetisa calipolense Florbela Espanca.

 Noémia Serrano, Vice-Presidente do Grupo Amigos de Vila Viçosa, partilhou em entrevista os detalhes e a importância deste projeto.

O Circuito Florbela Espanca é o culminar de um esforço contínuo para preservar e promover o legado da Florbela Espanca em Vila Viçosa. Através deste circuito, pretendemos não apenas honrar a sua memória, mas também impulsionar o turismo cultural e educacional na região.

Sobre o espólio da poetisa Noémia Serrano adianta: “possuímos um acervo muito especial, incluindo o diário do último ano de vida da Florbela, este espólio é fundamental para o circuito, porque oferece uma visão íntima e profunda da vida e obra de Florbela. A intenção do Grupo de Amigos de Vila Viçosa é tornar este espólio público, através da Câmara Municipal Vila Viçosa porque acreditamos que irá enriquecer significativamente a experiência do circuito.

A Vice-presidente revelamos o interesse crescente dos que procuram a obra da poetisa calipolense. “Temos visto um crescente interesse de estudiosos internacionais, incluindo brasileiros e ingleses, isto reflete a importância e o impacto da obra de Florbela Espanca além das fronteiras de Portugal.

Relativamente há preservação do espólio de Florbela, garante“Desde que o espólio nos foi confiado, tomamos todas as medidas necessárias para a sua preservação, com a colaboração da Universidade de Évora, na pessoa da professora Ana Luísa Vilela, o acervo foi cuidadosamente catalogado e digitalizado, garantindo a sua conservação para as gerações futuras”

Estamos entusiasmados com o futuro do Circuito Florbela Espanca e o impacto positivo que terá em Vila Viçosa e na preservação da literatura portuguesa. Concluiu.

Populares