24.8 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Classificação de Elvas como Património Mundial pela Unesco leva a aumento do turismo na ordem “de mais de 300%”, refere vice-presidente da CM Elvas (c/som)

A Câmara Municipal de Elvas tem um vasto programa para assinalar o segundo aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial pela Unesco.

À Rádio Campanário, a vice-presidente do Município Elvense conta que o programa integra uma visita guiada à cidade, pelo professor Domingos Bucho, o responsável técnico científico e coordenador da candidatura de Elvas a Património Mundial.

Elsa Grilo refere que “vai ser lançado no dia 30 de junho um selo dos CTT sobre Elvas Património Mundial, uma emissão filatélica pedida pela Câmara Municipal de Elvas em novembro de 2012 e obtivemos resposta positiva, no ano passado”.

A vice-presidente Elvense salienta a sua importância, “acaba por ser uma promoção muito grande ao Património de Elvas e perpetuar a nossa cidade em selos que ficam para as gerações vindouras”.

Elsa Grilo finaliza, “a classificação de Património Mundial trouxe mais notoriedade à cidade, ao património, permite-nos dá-lo a conhecer por todo o mundo”, acrescentando, “houve um aumento exponencial do turismo na ordem de mais de 300%, o que é extremamente positivo para a economia local e para a economia regional”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Elsa%20grilo%20aniv27junho14.MP3{/play}

Do programa das comemorações da classificação das fortificações de Elvas como Património Mundial pela Unesco, faz parte o lançamento de selos dos Correios de Portugal, intitulados “Património da Unesco – Cidade Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, na Biblioteca Municipal de Elvas, às 18h00, à noite, pelas 21h30, decorre o espetáculo “Tamboures de Feu”, pela companhia de teatro de rua Deabru Beltzak, na Praça da República, terminando com uma demonstração piromusical.

No âmbito da classificação da UNESCO que a cidade agora ostenta, a Câmara Municipal está também a promover a iniciativa “Percursos pelo Património”, que pretende dar a conhecer à população o Património Mundial existente em Elvas.

Este mês, o percurso realiza-se, sábado, 29 de junho, sendo os participantes acompanhados por Domingos Bucho, doutorado em Conservação do Património Arquitetónico pela Universidade de Évora e coordenador do Dossiê Técnico-científico da candidatura de Elvas a Património Mundial.

A partida está agendada para as 10h00, junto ao Posto de Turismo da Praça da República.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares.

Populares