Um grupo português, com capitais nacionais e estrangeiros, pretende investir cerca de 120 milhões de euros na criação de um parque solar na zona norte da freguesia do Rosário, no concelho de Almodôvar, avança o Correio Alentejo.
Segundo adianta António Bota, Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, trata-se de um parque solar “com uma capacidade superior a 300 GW, que será implementado numa área com cerca de 300 hectares e que poderá estar a produzir energia entre 2023 e 2024”.
O autarca acrescenta que o investimento no parque solar poderá dinamizar a economia local durante a fase de construção e, após a sua conclusão, “por gerar algum grau de empregabilidade no concelho com a criação de 15 novos postos de trabalho para a manutenção e controlo da infra-estrutura”.
António Bota garante também que este é um investimento que vai permitir que Almodôvar “cumpra com aquilo que são as metas governamentais em termos de alterações climáticas”.
Por ser importante ao desenvolvimento económico, social e ambiental de Almodôvar, o autarca garante que a Câmara Municipal está a apoiar a empresa promotora do investimento, para que o parque solar seja implementado no concelho.