17.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CM de Estremoz vai homenagear Joaquim Vermelho, antigo diretor do Museu Municipal!

 

No próximo dia 21 de setembro completam-se 20 anos sobre a morte de Joaquim Vermelho. Para assinalar a data, o Município de Estremoz irá abrir ao público um conjunto de exposições denominadas “Homenagem a Joaquim Vermelho na passagem do 20º aniversário da sua morte”.

De acordo com a nota d eimprensa enviada á nossa redação pela Autarquia Estremocense, estas exposições dividem-se por 3 espaços que muita memória têm do trabalho exercido neles por Joaquim Vermelho, enquanto funcionário e voluntário no Município de Estremoz.

A Biblioteca Municipal irá recordar na sua exposição Joaquim Vermelho como escritor, jornalista, poeta. No Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz o visitante terá oportunidade de conhecer parte da coleção de Figurado de Estremoz que Joaquim Vermelho deixou em legado ao Museu Municipal de Estremoz. Para terminar este conjunto de exposições, no Teatro Bernardim Ribeiro poderá ser visitada a reposição da exposição biográfica que relembra todo o seu trabalho em prol da história e do desenvolvimento cultural da cidade.

Joaquim Vermelho nasceu em Estremoz em 1927, exerceu funções no Município de Estremoz como responsável da Biblioteca Municipal e diretor do Museu Municipal. O seu trabalho junto das Associações locais e dos vários equipamentos culturais do Município, tornou-o num dos estremocenses que mais marcou a cidade de Estremoz no campo cultural no séc. XX.

Foi um homem apaixonado pela escrita, pela fotografia e pela arte popular, tendo dedicado parte da sua vida à divulgação, valorização e salvaguarda do artesanato muito em particular do Figurado de Estremoz.

Estas exposições de “Homenagem a Joaquim Vermelho na passagem do 20º aniversário da sua morte” poderão ser visitadas até dia 18 de novembro de 2022.

Populares