25.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Com 17 anos, Diogo Ribeiro é a nova referência da Natação portuguesa

Diogo Ribeiro, de 17 anos, começou a nadar aos quatro e é por este dias um dos nomes mais falados no mundo do desporto a nível nacional, mais concretamente na Natação. Já representou Portugal além fronteiras arrecadou dois títulos mundiais júnior e um bronze nos Europeus absolutos. 

Desde agosto que a vida de Diogo Ribeiro não voltou a ser a mesma. Arrecadou uma medalha de bronze nos europeus de natação de agosto e ganhou agora um lugar na agenda mediática com dois títulos mundiais júnior. A somar a isto, pode aindaaumentar o palmaré esta madrugada, uma vez que participará na final dos 50 metros mariposa, a distância que lhe valeu o bronze nos Europeus absolutos, em agosto.

O jovem nadador, de 17 anos, sagrou-se ontem campeão mundial júnior dos 50 metros livres, em Lima (Peru), com a marca de 21,92 segundos, à frente do cipriota Nicolas Antoniou e do croata Jere Hribar. É um novo recorde nacional de juniores, muito perto do máximo absoluto de Portugal (21,90), na posse de Miguel Nascimento (Benfica). “Não esperava terminar na casa dos 21 segundos. É incrível”, disse, numa curta declaração, o atleta que já tinha conquistado o ouro nos 100 metros mariposa.

Aos 17 anos já bateu recordes nacionais por mais de 50 vezes. Só nos nacionais de abril foram seis recordes da categoria de juniores e quatro absolutos. Um deles durava há 13 anos. Diogo fez os 50 metros mariposa em 23,69 segundos (que depois melhorou para 23,54) e derrubou a marca do nadador olímpico Simão Morgado, em vigor desde 2009. O atleta do Benfica foi também o primeiro português a baixar dos 49 segundos (48,96) nos 100 metros livres.

Leia a notícia completa no site do Diário de Notícias.

Populares