10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comendador Rui Nabeiro homenageado pela família e amigos no 85º aniversário. “Quero viver por muitos mais anos porque ainda tenho muito para fazer” (c/som e fotos)

A empresa Delta Cafés comemorou esta segunda-feira, dia 28 de março, o 85º aniversário do fundador, Comendador Rui Nabeiro, e simultâneamente celebrou os dois anos de existência do Centro Ciência do Café.

O empresário campomaiorense, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, oriundo de uma família com fracos recursos económicos, nasceu a 28 de março de 1931. Começou desde muito jovem a trabalhar em empresas familiares, foi logo após a morte do pai, que deu os primeiros passos na liderança do negócio do café tendo ainda trabalhado num sistema de quotas com os tios que posteriormente vendeu para criar a marca de renome nacional e internacional Delta Cafés. Em 1972 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, um cargo que voltaria a exercer em 1977, tendo permanecido nesta função até 1986. A 9 de julho de 1955 foi condecorado por Mário Soares, com o grau Comendador da Ordem Civil Mérito Agrícola, Industrial e Comercial sendo que voltaria a ser distinguido, a 5 de janeiro de 2006, por Jorge Sampaio, que lhe atribuiu o título de Comendador da Ordem do Infante D.Henrique.

Centenas de personalidades festejaram o duplo aniversário que contou com a inauguração da Bolsa de Café um espaço de lazer que ilustra todos procedimentos da torra do café desde a origem à sua conceção.

Para assinalar o segundo aniversário do Centro de Ciência do Café foi ainda realizada uma cerimónia inaugural da exposição temporária “Obra de Sabor Intenso” da autoria do escultor espanhol José Hinchado.

A Rádio Campanário acompanhou o evento e esteve à conversa com o Comendador, Rui Nabeiro, que se mostrou visivelmente feliz expressando que quer “viver por muitos mais anos porque ainda tenho muito para fazer, tenho uma insatisfação que me faz ansiar por atingir mais metas e continuar esta obra sempre com inovação”.

Instado a comentar o segredo do seu sucesso, o Comendador, revela-nos que no seu “ponto de vista as pessoas são a alma do negócio, as máquinas servem para ajudar os trabalhadores nas fábricas e não para os substituir, portanto, há que continuar a empregar”.

Segundo a esposa do comendador, Alice Nabeiro, ”têm sido oitenta e cinco anos a superar obstáculos e acima de tudo de uma entrega total do meu marido a esta obra”.

Jorge Nabeiro salienta que “neste dia festejamos as alegrias vividas no seio familiar junto desta segunda família que é a Delta Cafés”.

A diretora de Comunicação e neta do fundador, Dália Madruga Tenório, destaca a personalidade do empresário português afirmando que “é um homem com um carisma muito próprio que fez com que Campo Maior ficasse bem definido no mapa de Portugal, hoje em dia, toda a gente sabe onde está localizada a capital do café”. Acrescenta ainda que “se fossemos todos como o Comendador, o nosso país estaria muito melhor”.

A esta Estação Emissora o diretor de recursos humanos da empresa e presidente da assembleia do município, Pedro Murcela, manifesta que “Campo Maior tem que estar inteiramente agradecido a este homem que já conta com uma vasta obra que permitiu lançar a economia numa região tão pobre como é o Alentejo pelo que efetivamente é um oasis no deserto”.

Para o autarca , Ricardo Pinheiro o aniversariante é autor “de uma experiência profissional e pessoal absolutamente notável, é sem dúvida um exemplo de um empresário e de uma pessoa extremamente preocupado com a sociedade”.

O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Joaquim Mourato, saudou Rui Nabeiro pela sua pessoa e pela sua obra  realçando que “é um homem que tem dado tudo a esta região e às suas gentes com quem a instituição têm mantido uma relação forte trabalhando em parceria na medida em que o grupo Delta Cafés, já empregou e continua a empregar muitos dos nossos diplomados”.

O colecionador de Arte Contemporânea que também neste dia completou mais um aniversário, António Cachola, adianta-nos que “o comendador continua com uma grande energia, com espirito empreendedor para dar continuidade às suas obras.”

        

O Comendador Rui Nabeiro foi ainda presenteado com o espetáculo “ Chávena em mim” interpretado pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro.

Populares