23.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Comissão Europeia designa ADRAL como perita em plataforma de apoio ás regiões com declínio de população

A Comissão Europeia publicou uma Comunicação sobre Aproveitamento do Talento nas Regiões Europeias e está a lançar o Mecanismo de Impulso ao Talento, que tem como objetivo trazer um novo ímpeto para a reconversão e melhoria das competências, como a primeira iniciativa chave em 2023 para contribuir para o Ano Europeu das Competências.

De acordo com a nota divulgada pela ADRAL, este Mecanismo irá apoiar as regiões da UE afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa para formar, reter e atrair pessoas, competências e capacidades necessárias para lidar com o impacto da transição demográfica.

A 𝗛𝗮𝗿𝗻𝗲𝘀𝘀𝗶𝗻𝗴 𝗧𝗮𝗹𝗲𝗻𝘁 𝗣𝗹𝗮𝘁𝗳𝗼𝗿𝗺 (𝗛𝗧𝗣) é uma plataforma recém-criada de construção de conhecimento e troca de experiências, que procura apoiar as regiões na abordagem das consequências da mudança demográfica e na mitigação dos desafios associados ao declínio das populações com formação terciária em toda a UE.

A HTP prevê a criação de grupos de trabalho dedicados que reúnam stakeholders de diferentes níveis territoriais para discutir o tema do aproveitamento do talento na Europa e as consequências territoriais das dinâmicas demográficas a ele associadas.

A 𝗔𝗗𝗥𝗔𝗟 – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo foi selecionada como Membro Core do Grupo de Trabalho Territorial.

Os grupos de trabalho permitirão ter uma visão mais profunda de como as regiões que lidam com desafios demográficos podem atrair, desenvolver e reter talento, explorando soluções potenciais e concebendo instrumentos ligados ao tema do grupo de trabalho.

A 𝗛𝗮𝗿𝗻𝗲𝘀𝘀𝗶𝗻𝗴 𝗧𝗮𝗹𝗲𝗻𝘁 𝗣𝗹𝗮𝘁𝗳𝗼𝗿𝗺 é liderada pela Comissária Europeia Elisa Ferreira.

Populares