8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conheça Beja em oito paragens obrigatórias, com vagar e ao fresco

https://amp.boacamaboamesa.expresso.pt/

O guia “Boa Cama Boa Mesa”, está de novo no Alentejo e conta-nos que no Baixo Alentejo interior há experiências genuínas e surpreendentes para viver.

Beja tem praia fluvial com bandeira azul, um rio para explorar de caiaque, petiscos de verão, património e oficinas de artes e ofícios peculiares.

“Cinco Reis”, eis o nome a reter quando se pensa numa praia fluvial rodeada por um cenário de olivais e girassóis. Se procura um antidoto para o calor, o típico Gaspacho, prova-se “por tudo e por nada” nos restaurantes do concelho de Beja, assim como os vinhos de quintas e adegas muito diferentes entre si. Já o rio Guadiana e as azenhas, exploram-se de caiaque. Conheça os campos de perder de vista, a cavalo, de charrete, ou a voar num balão. Mãos habilidosas demonstram como se dominam as artes antigas do barro, do buinho e viola campaniça. Numa noite quente olham-se as estrelas depois de um serão bem passado no teatro Pax Julia ou num ensaio de cante. O Boa Cama Boa Mesa deixa-lhe oito aperitivos para que “aguçar o apetite” e partir à descoberta do concelho de Beja.

As águas do Alqueva chegam ao Parque Fluvial Cinco Reis para proporcionar dias de diversão. Fica situado a 7km de Beja, integra uma praia com bandeira azul, rodeada por 10.000 m2 de zona arborizada, entre olivais, searas, trigo e girassol, e 15.000 m2 de areal. É acessível, vigiada, oferece bar de petiscos e esplanada. Alugam-se caiaques, canoas e pranchas para stand-up paddle. Ao longo da praia existem várias plataformas e um embarcadouro. Dois abrigos de madeira possibilitam a observação de aves, entre tordos, pintarroxos, petinhas-dos-campos e abetardas, consoante a época do ano. Pode ainda fazer uma caminhada ao longo do trilho que acompanha a margem da albufeira, mas as possibilidades de percursos são várias, algumas cicláveis. A partir de 1 de agosto, um shuttle (€3; ida e volta) parte da rotunda da rodoviária para transportar os banhistas.

Albufeira do Roxo, um convite ao contacto com a natureza
Particularmente adequada à prática de pesca, canoagem e windsurf, a barragem do Roxo, integrada na Reserva Ecológica Nacional, dispõe de um pequeno parque de merendas. É um convite para explorar a natureza, tanto nas águas como em atividades de orientação ou observação e aves, incluindo algumas aves de rapina em vias de extinção. É ainda um habitat especialmente adequado à lontra. Localizada a dois passos da albufeira, a Casa do Roxo (tel. 284400592), projeto rural sustentável, é o local ideal para ficar alojado e a descontrair junto à piscina com vista para a planície. Outra alternativa nas redondezas é o Vila Galé Clube de Campo (tel. 284970100), com muitas atividades para toda a família, duas piscinas exteriores e uma terceira, interior, assim como minigolfe, ténis, tiro ao arco e até sessões de cinema, para além de passeios a cavalo e de caiaque. Tem ainda uma adega onde se promovem provas visitas e provas de vinho.

Descer o rio Guadiana de caiaque e “piquenicar” junto antigas azenhas
Este é um passeio sem necessidade de qualquer experiência prévia de canoagem. Deixe-se encantar pelos velhos moinhos de água, ou azenhas, e fortins de outros tempos nas margens do rio Guadiana. Parta à descoberta do último reduto selvagem e natural de um rio que faz parte do imaginário mágico e lendário do Alentejo. O percurso calmo e fluído é animado por rápidos dos açudes das antigas azenhas, proporcionando a emoção das águas bravas. Há sempre possibilidade de uma pausa para tomar um banho nas águas do rio. Esta descida também se pode fazer ao luar. É ainda possível alugar simplesmente uma canoa para conhecer melhor o Guadiana (Entre Rios tel. 934696466 e Break tel. 962922109). Tire partido da tranquilidade do rio e faça um piquenique perto da Azenha dos Machados. Nas mercearias locais (Mercearia Bejense tel. 966471572 e Tradição dos Sabores tel.966645234) consegue encontrar tudo aquilo de que necessita para preparar um belo farnel.

A trote, galope, de charrete ou a voar
Mesmo quem não tem experiência, pode contactar com a natureza num passeio a cavalo, disponível através do Centro Hípico de Santa Vitória (tel. 284970171), na Herdade dos Grous (tel. 284960000) ou na Herdade da Malhadinha Nova (tel. 284965432). Mas, se preferir, pode também fazê-lo de charrete (Santa Vitória). Além do contato com os cavalos, percorrer os campos de Beja é uma terapia pela perfeita simbiose com a natureza. O mesmo pode acontecer quando se voa sobre os campos do Alentejo. Sobrevoar suavemente a planície alentejana e apreciar as mudanças cromáticas da paisagem à medida que a brisa faz deslizar o balão, é uma experiência que permite desligar do mundo, fazer transbordar a alma (Emotion. tel. 925508116).

Septeto vínico para provas de vinhos
Brindemos ao verão num tour vínico por diversas herdades. Conheça a Herdade dos Grous, o respetivo restaurante, loja e espaço de provas (tel. 284960000). Faça degustações temáticas de vinhos ou participe mesmo na colheita das uvas na Mingorra (tel.284952004). No Monte Novo e Figueirinha visite a adega e vinhas com guia, faça a prova e refeições com marcação prévia (tel. 284311260). No Paço do Conde (tel. 924415116) encontra vinhos e também azeites para provar. Já no Vau, herdade com alojamento e vista para o Guadiana, prove vinhos artesanais e naturais, percorra a vinha, faça um curso de iniciação à prova, ou participe mesmo na poda da vinha e vindimas. Num género mais contemporâneo, a Malhadinha Nova (tel. 284965210) é um projeto integrado, com alojamento, spa, restaurante com cozinha de autor e vinhos para conhecer em várias experiências. Já em Santa Vitória (tel. 284970170) organizam-se visitas e provas mediante marcação.

Barro de Beringel, oficinas de buinho e viola campaniça
Num dos mais importantes centros oleiros do país, Beringel, o oleiro António Mestre conta a história do barro e das talhas (tel. 933254587). Visite a vila, onde existe ainda uma outra olaria de relevo, a do mestre Zuca. Aprender a entrelaçar o buinho, uma planta que nasce junto das margens de cursos de água, com o artesão Manuel Pica, vai certamente entusiasmá-lo com as técnicas e saberes ancestrais. Na aldeia da Trindade, passe pela oficina do mestre Cardoso e seu filho, hábeis construtores de violas, procurados por músicos de toda a parte, e descubra o som maravilhoso da viola campaniça – a viola alentejana -, mas também ukuleles ou cavaquinhos, entre outros cordofones que encantam.

Peixe do rio, pão, queijo e… chocolates
Recupere as energias num dos restaurantes das aldeias de Quintos e Salvada, onde, entre outros pratos, pode provar a achigã, o famoso peixe que o Guadiana oferece. Grelhado ou nos afamados caldos, esta é uma oportunidade para saborear este pescado de água doce (Snack-bar O Guadiana, Quintos tel. 284893180). Na Taberna A Pipa (tel. 968115032) saboreie os pratos da Chef Saudade, receitas da cozinha alentejana tradicional, incluindo muitas vezes o fresco gaspacho. No Moinho Grande, outrora grande guardião da paisagem cerealífera, é Francisco Soares, contador de histórias de moleiros com décadas de velas a girar, que o recebe para uma visita guiada (Moinho Grande, junto ao IP8, Beja. tel. 968483161). Enquanto no forno comunitário, o pão de Vale de Rocins, freguesia da Salvada, é cozido em forno de lenha e feito à moda antiga, com o fermento da massa do próprio pão. Visite-o logo pela manhã e aproveite para comprar um belo pão alentejano. Está integrado nos percursos pedestres da Rota do Pão (Estrada Municipal da Salvada, Beja). Para o “queijinho” é na Queijaria Almocreva (Penedo Gordo, tel. 284341333) desde o DOP de Serpa ao tipo Serpa. Pertíssimo do Parque da Cidade, na fábrica de chocolates, Mestre Cacau (Rua Pedro Soares, 38, Beja. tel. 925984643), prove os bombons com alecrim, azeite, cardo confitado, medronho, mel e vinho.

Serões com mergulhos na cultura
Percorra as ruas de Beja e admire as obras de arte pública Jorge Vieira, Noémia Cruz, Vhils ou Bordallo II. Experimente participar numa oficina de música tradicional alentejana ou assistir a um ensaio de cante alentejano. Fique a conhecer mais desta história e escute a voz dos corais que dizem chegar ao céu Pode assistir a um ensaio de um grupo tradicional, ou se quiser uma experiência mais imersiva, participar de uma oficina para aprender a história e entoar algumas modas. Suba à torre do castelo de Beja. Ao entardecer fique pelas esplanadas dos cafés de Beja e, no Teatro Municipal Pax Julia assista a uma peça de teatro ou um espetáculo de música (Pax Julia, Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, tel. 284094725). Fica ainda a dica de visitar a Villa Romana de Pisões (I.a.C.), a cerca de 10 km da cidade de Beja (visitas por marcação tel. 284311800).

In https://amp.boacamaboamesa.expresso.pt/

 

Populares