8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conheça os rituais de passagem de ano dos Eborenses!

A Rádio Campanário esteve à conversa com alguns residentes da cidade de Évora e os cidadãos revelaram alguns rituais que são seguidos ano após ano.  

Esta noite, damos as boas-vindas a 2022 e apesar da pandemia, os eborenses revelam que tomarão todos os devidos cuidados aconselhados pela DGS para celebrar o momento de festa que se viverá. 

Os rituais enumerados pelos indivíduos passam por o tradicional brinde de champanhe à meia-noite e comer 12 passas. Outro costume referenciado e concordado pela maioria é: fazer barulho. Aqui os eborenses não dão tréguas. 

Há também quem vista pelo menos uma peça de roupa interior nova e de cor azul, pois de acordo com a lenda, a peça de roupa interior neste tom serve para atrair coisas boas para o ano que se segue. No entanto, existem variadas tonalidades com outros significados para atrair aquilo que mais anseia.

Entrar no ano de pé direito é também uma prática adquirida por grande parte da população, que mais uma vez, significa dar sorte, como diz o ditado. 

Por último, apesar de menos comum mas sendo um hábito aprendido por muitos, é ir à janela fazer barulho com tachos e panelas e atirar objetos e loiça velha. 

No primeiro dia do ano, 1 de janeiro, há ainda quem acredite que dar um mergulho no mar dá sorte. 

Populares