14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conservação da lontra no Alentejo será o tema do próximo Webinar do ICNF

No próximo dia 21 de setembro, haverá uma sessão online, através da plataforma Microsoft Teams, com o tema “Desafios e Oportunidades para a conservação da lontra no Alentejo”, integrado no projeto de “ciclo de webinar às terças”.

Esta sessão será orientada por Nuno Pedroso, do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

A lontra Euroasiática (Lutra lutra) é uma espécie amplamente distribuída em Portugal, mas enfrenta vários desafios de conservação decorrentes da incidência da seca, alterações das comunidades de presa e mudanças no habitat. Segundo a ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o cenário é potenciado pelo contexto de alterações climáticas, em especial no Sul do país, prevendo-se um decréscimo da adequabilidade do habitat deste mamífero semi-aquático na Bioregião Mediterrânica.

 

Nesta comunicação serão concretizados aspetos como o da ecologia da lontra em regimes torrenciais, o que significa a mudança da dieta da lontra baseada em espécies não-nativas..

Durante a sessão, será ainda discutida a forma com as barragens e pequenos reservatórios influenciam a sua presença na paisagem, ou outras questões como o potencial papel da lontra, enquanto indicador de contaminação ambiental ou o desafio de monitorizar a espécie na região mediterrânica.

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Inscrição AQUI.

Consulte o Cartaz abaixo.

.

Populares