16.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Construir um ninho ou plantar uma horta. Há criança que resista a estas atividades no Alentejo?

São Lourenço do Barrocal

O São Lourenço do Barrocal tem atividades especiais para o dia da Criança centradas na partilha de conhecimentos. Um especialista da Portugal Birds & Trails ajuda a identificar as espécies e o hortelão a colher os legumes.

O que é que as crianças mais gostam? De pôr as mãos na terra. O que é que vão poder fazer no dia delas? Isso mesmo (e muito mais). O São Lourenço do Barrocal, uma propriedade cinco estrelas em Monsaraz, recheou o dia Mundial da Criança, a 1 de junho, de atividades. Algumas são novas, mas todas estão relacionadas com a natureza das coisas: desde o habitat dos animais à comida que nos chega ao prato.

A proposta para 1 de junho é que as crianças, acompanhadas dos pais, desfrutem do dia na paz do Alentejo enquanto construem ninhos e plantam uma horta — as duas atividades mais recentes da propriedade. No caso da primeira, a ideia é que os mais novos construam pequenas casas e comedouros de raiz e, ao mesmo tempo, conheçam melhor as espécies da região que vão habitar estas casas e percebam a importância de preservar a natureza e os habitats dos animais. Para finalizar, vão poder observar as aves que andam pelo São Lourenço do Barrocal com a ajuda de um especialista da Portugal Birds & Trails.

Já na horta, a atividade para pôr as mãos na terra, a ideia é, primeiro, verem de onde vem a comida. Em segundo lugar, “com a ajuda de quem conhece os terrenos da herdade como ninguém”, ser-lhes-ão explicados “todos os pormenores e tradições agrícolas do São Lourenço do Barrocal”. Depois de semear a comida de alguém no futuro, as crianças vão colher alguns legumes biológicos com a ajuda do hortelão para mais tarde apreciarem nos restaurantes do alojamento.

Além destas atrações mais recentes, não vão resistir à emblemática caça ao tesouro, ao passeio a cavalo ou nas cavalitas do burro Jerónimo, e ainda a observar as estrelas.

Já os pais, enquanto os mais pequenos andam entretidos, podem passear numa clássica charrete, fazer um workshop de cocktails ou aventurarem-se num passeio de balão — algumas das propostas do hotel alentejano.

In https://magg.sapo.pt/

Populares