18.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19: Arranca amanhã a próxima fase do desconfinamento. Saiba o que muda

Portugal prepara-se para mais um passo na reabertura progressiva, cumprindo o plano de desconfinamento divulgado pelo Governo no passado dia 11 de março, ao fim de 79 dias de confinamento.

A segunda fase do desconfinamento arranca esta segunda-feira, apesar de existirem preocupações com 19 concelhos com maior risco de contágio de covid-19.

O que muda:

– Nas escolas, o segundo e terceiro ciclos do ensino básico voltam às aulas presenciais. 

– Nos séniores, os centros de dia reabrem as suas atividades, assim como os centros de atividades ocupacionais na área da deficiência.

– Na economia, os restaurantes com esplanada podem reabrir, com limitação de quatro pessoas por grupo. Reabrem também os espaços comerciais com uma área inferior a 200 metros quadrados e com entrada autónoma e independente para o exterior e ainda as feiras e os mercados.

– Regresso dos ginásios e academias, mas ainda sem aulas de grupo. A permissão estende-se à atividade física e desportiva de baixo risco, como o ténis, o golfe, o padel, o surf e a natação.

– Na cultura, os museus, os monumentos, os palácios, as galerias de arte e as salas de exposição vão tambem abrir portas.

Um desconfinamento a conta-gotas, tal como o governo anunciou,  que mantém as regras do uso de máscara e do teletrabalho.

Populares