8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19. Governo anuncia concelhos que avançam, mantêm e recuam no desconfinamento, 6 estão no Alentejo

No Alentejo – Avis, Castelo de Vide, Grândola, Odemira, Sines e Sousel, estão agora em risco elevado e recuam nos níveis de desconfinamento.

O concelho de Mourão está em alerta.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou hoje os concelhos que recuam, avançam e se mantêm nos diferentes níveis de desconfinamento.

Em reunião do Conselho de Ministros, realizada esta quinta-feira, o Governo atualizou a lista de concelhos tendo em conta o nível de risco devido à situação pandémica, tendo decidiu que mais vão recuar.

Na semana passada, recorde-se, Lisboa e Albufeira juntaram-se a Sesimbra – concelho que já tinha recuado e que se manteve.

Três passam a ser 19 em risco muito elevado são eles Albufeira, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Constância, Lisboa, Loulé, Loures, Mafra, Mira, Moita, Odivelas, Oeiras, Olhão, Seixal, Sesimbra, Sintra e Sobral de Monte Agraço.

Há agora 26 (na semana passada eram 14) em risco elevado, teletrabalho obrigatório.

A ministra de Estado e da Presidência acrescentou que o Rt “é mais baixo do que na semana passada” mas, pelo contrário, “a incidência é significativamente mais elevada”. 

Assim, “o país está numa situação em que é necessário manter as regras de distanciamento social, evitar as situações de ajuntamento e usar a máscara”. “Não temos condições para considerar a pandemia controlada”, disse ainda, fazendo um apelo aos portugueses para que cumpram as regras. 

Deste modo, e tendo em conta a situação pandémica, “o Governo decidiu que, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, passará a existir uma limitação da circulação na via pública a partir das 23 horas”. 

Nestes 19 concelhos, além da limitação de circulação na rua a partir das 23h, estarão mais restrições em vigor:

• Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;
• Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados (no interior, com um máximo de 4 pessoas por grupo; em esplanada, 6 pessoas por grupo);
• Espetáculos culturais até às 22h30;
• Casamentos e batizados com 25 % da lotação;
• Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados;
• Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;
• Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público;
• Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásios sem aulas de grupo;
• Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS;

A ministra referiu também que há agora 26 concelhos (na semana passada eram 14) com risco elevado, são eles: Alcochete, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Avis, Braga, Castelo de Vide, Faro, Grândola, Lagoa, Lagos, Montijo, Odemira, Palmela, Paredes de Coura, Portimão, Porto, Rio Maior, Santarém, São Brás de Alportel, Sardoal, Setúbal, Silves, Sines, Sousel, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Há agora também 21 concelhos em alerta, são eles: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Azambuja, Cartaxo, Bombarral, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Lourinhã, Matosinhos, Mourão, Nazaré, Óbidos, Salvaterra de Magos, Santo Tirso, Trancoso, Trofa, Vagos, Viana do Alentejo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, e Viseu.

C/ Notícias ao Minuto

 

Populares