7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19 – Governo revela as novas regras para Lisboa e Vale do Tejo. Testagem Massiva e antecipação da vacinação são o foco

 

Temos que atuar de forma articulada e preventiva, testando e vacinando mais na região, afirmou o Secretário Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.

Haverá uma aceleração da vacinação contra a Covid 19 em Lisboa e Vale do Tejo. A partir de dia 6 de junho avança a população dos 40 anos e após de 20 junho arranca a vacinação do escalão dos 30 anos.

Anúncio foi feito a partir da sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

O Ministério da Saúde, a Câmara de Lisboa e todos os organismos de Lisboa estão em articulação para avançar com uma campanha massiva de testagem da população, especialmente junto dos mais jovens.

Lisboa e Vale do Tejo têm 32% da população vacinada com uma dose, um número abaixo do restante país, porque é uma região mais populosa, diz o O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales.

O governante disse que os instrumentos que hoje estão disponíveis para fazer face à situação são bem diferentes do que existiam há uns meses, referindo-se à testagem massiva, à vacinação, ao rastreamento e ao reforço das ações ao nível da saúde pública, o que permite ter “maior capacidade de antecipação e de ação”.

Lacerda Sales  disse ainda que a tendência crescente de novos casos de Covid-19 nesta região, registada desde o início do mês de maio, “é um sinal de alerta, não de alarme”.

Recorde-se que LVT está com 43% dos casos nos últimos 9 dias.

O Primeiro Ministro António Costa já pediu prudência na análise dos dados, afirmando que tal subida não está relacionada com os festejos do Sporting nem na chegada de turistas à capital, mas antes com a recusa em realizar testes pelas camadas mais jovens onde os casos têm

Lisboa e Vale do Tejo é a região com mais casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2 nos últimos nove dias, totalizando 1.588 casos, o que representa cerca de 43% do total no país no mesmo período.

C/ Notícias ao Minuto

Populares