5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19: Número de casos aumenta na última semana em três regiões, uma delas o Alentejo. saiba tudo aqui

Na última semana voltaram a ser diagnosticados mais casos de covid-19 no país, com o aumento das infeções detetadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Apesar de não ter aumentado o número de testes face à semana anterior,  os dados disponibilizados pela Direção Geral da Saúde, mostram que na última semana se inverteu uma descida nos diagnósticos que já durava há mais de um mês, conforme avança o jornal i.

Segundo os dados disponibilizados pela DGS, nos últimos dias, a tendência foi de novo crescente. Embora a maioria das infeções estejam a ser diagnosticadas em pessoas mais novas, houve tamnbém um aumento dos diagnósticos entre os septuagenários.

Ao todo foram diagnosticados 2641 casos de covid-19 no país, contra 2282 na semana anterior, uma subida de 15%. 

A região Norte e a região Centro mantiveram a descida de diagnósticos, com a região de Lisboa e Vale do Tejo, o Alentejo e o Algarve a registarem aumentos de diagnósticos.

No balanço por município disponibilizado pela DGS na semana passada já era possível constatar que a maior subida na incidência a 14 dias tinha sido no município de Vendas Novas mas que também concelhos como Lisboa, estando abaixo do patamar dos 120 casos por 100 mil habitantes, tinham registado mais casos.

No Alentejo foram diagnosticados 114 novos casos, contra 73 na semana anterior. 

Apesar do aumento de casos na semana passada houve menos diagnósticos no grupo dos maiores de 80 anos, onde têm vindo a ser diagnosticadas menos infeções ao longo do tempo, seguramente fruto do processo de vacinação. O jornal i adianta ainda que, no grupo etário dos 70 anos, que agora também já tem maioritariamente a primeira dose da vacina, houve um aumento de diagnósticos na semana passada, com 153 casos diagnosticados mas entre sexagenários contabilizaram-se menos casos.

É na população em idade ativa que se concentram a maioria dos diagnósticos, com jovens entre os 20 e os 29 anos com a maior fatia de novos casos (18%).

 

Populares