O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje esperar que as escolas possam reabrir no dia 10 de janeiro como estava previsto.
Depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, António Costa falou ao país anunciando as novas medidas de combate à pandemia.
Apesar de esperar que as escolas possam reabrir,, adiantou que será preciso reavaliar a situação epidemiológica do país. o que irá acontecer a 5 de janeiro, altura em que a situação pandémica em Portugal será novamente reavaliada.
Lusa18:24
Recorde-se que o Governo já tinha anunciado o adiamento do início do 2.º período letivo, para que as escolas estivessem encerradas na primeira semana do ano.
Ainda assim,o Conselho de Ministros decidiu esta terça-feira que as creches e ATL, que estariam a funcionar até ao Ano Novo, fecham mais cedo já no dia 25.
António Costa, na conferência de imprensa realizada, foi questionado se considerava que os estabelecimentos de ensino poderiam reabrir como previsto no dia 10 de janeiro como estava previsto. O primeiro ministro admitiu ter essa esperança não deixando, no entanto de referir “Acho que já todos aprendemos, ao longo desta pandemia, que não é uma questão de acreditar, de ser otimista ou pessimista. É uma questão de ser realista e de, a cada passo que damos, ver a situação em que efetivamente estamos”.