13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid 19: testes no pré-escolar e 1.º ciclo começa um dia após reabertura. Nos outros níveis, no 1º dia de aulas

De acordo com a informação divulgada, a partir de terça-feira e até 19 de Março, serão feitos testes ao pessoal docente e não docente da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, de todos os concelhos de Portugal continental.

Estes níveis de ensino abrem já na segunda-feira, sendo que os testes começam, então, na terça. Depois, este mesmo grupo voltará a ser alvo de testagem, entre 5 e 9 de Abril, mas “apenas nos concelhos de Portugal continental com um nível de incidência de casos positivos acima de 120/100.000 habitantes”.

Depois, para o pessoal docente e não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, de todos os concelhos de Portugal continental, a testagem será feita entre 5 de Abril (dia em que estes níveis de ensino reabrem) e dia 9.

Este grupo volta a ser alvo de testagem entre 19 e 23 de Abril, “apenas nos concelhos de Portugal continental com um nível de incidência de casos positivos acima de 120/100.000 habitantes”.

A partir de 19 de Abril, quando reabre o ensino secundário, farão testes os alunos, pessoal docente e não docente do ensino secundário, de todos os concelhos de Portugal continental. Esta fase vai até dia 23. Entre 3 e 7 de Maio, este grupo volta a ser testado, novamente só nos concelhos de Portugal continental com um nível de incidência de casos positivos acima de 120/100.000 habitantes.

A Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) já enviou um calendário relativo à testagem para o SARS-CoV-2 às escolas, indicando que o processo tem início na terça-feira e estendendo-se, em diferentes fases, até Maio.

A norma emitida pela DGS esclarece “a realização dos testes será efectuada por um laboratório que, para o efeito, entrará em contacto com esse AE/ENA [Agrupamento de Escolas / Escola não agrupada], a fim de organizar a operacionalização das testagens, nomeadamente, a calendarização e a preparação dos espaços”. No caso dos Agrupamentos de Escolas, informa-se ainda que, sempre que o universo a testar assim o permita, “a operação de testagem decorrerá apenas na escola sede”.

 

 

Populares