3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

CRI do Alentejo Central lança repto para “cerrar fileiras” em projeto de educação pelos pares

Nos desafios da interioridade geográfica e social do Alentejo, é essencial identificar agentes de mudança que alavanquem e protagonizem as mudanças que a comunidade exige. 
Assim, neste cenário, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, lançou o repto ás Academias de Líderes Ubuntu presentes nas escolas da cidade de Évora, para que “cerrassem fileiras” em torno de um projeto de educação pelos pares, prevenção dos CAD e intervenção comunitária, assente nos pilares que sustentam esta pedagogia.

Dia 27 de setembro, na Mata de S. Sebastião, 50 jovens líderes, acompanhados por cerca de 20 educadores, testaram limites e adquiriram novas competências, que lhes possibilitaram a construção de um projeto de atuação em áreas tão diversas como –  Promoção da Saúde, Prevenção dos Comportamentos Aditivos, Solidariedade Social, Ambiente, Combate à Solidão junto de populações mais vulneráveis, entre outras.

Destas, ações foram identificadas e calendários definidos. Segue-se o reforço da capacitação destes protagonistas e o desenho de um plano de ação que terá,  no final do ano letivo 2023/2024, o seu tempo de execução.

Com a presença da comunidade , Autarquia Eborense, Diretores dos Agrupamentos das Escolas envolvidas, Fundação Eugénio de Almeida, Instituto Padre António Vieira e PSP, foi possível a construção de uma rede que garante a robustez institucional essencial à execução e maturidade do projeto.

Educação pelos pares, ousadia, inquietação e vontade de protagonizar mudanças, serão os azimutes que guiarão o trajeto futuro do projeto.

Populares