12 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

D. Luísa de Gusmão amava Vila Viçosa de coração, foi a sua primeira casa em Portugal” diz Autora Isabel Machado(c/som e fotos)

A escritora Isabel Machado apresentou esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, o livro “Luísa de Gusmão”. A apresentação decorreu no âmbito das Comemorações do 1º de dezembro.

“LUÍSA DE GUSMÃO – A rainha espanhola que lutou pela independência de Portugal” fechou as comemorações da Restauração da Independência de 1640, que durante todo o fim de semana animar Vila Viçosa.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com a Autora do livro sobre esta obra e o porquê de a mesma ser apresentada em Vila Viçosa.

Isabel Machado começou por nos referir “faz todo o sentido apresentar este livro aqui pois se há sítio onde faz sentido falar de D. Luísa de Gusmão, é aqui em Vila Viçosa, pois esta era a terra que ela amava de coração , foi a sua primeira casa em Portugal.”

Sobre a obra, a autora refere que a mesma reflete sobretudo que “Luísa de Gusmão é uma grande mulher da nossa história , uma das mulheres mais importantes da nossa história porque naquele 1640 ou nós éramos integrados e seríamos hoje uma província de Espanha ou seríamos novamente um reino inteiro e é isso que lhe devemos, com muito sacrifício pessoal dela e da família.”

A escritora sublinha ainda que “neste período histórico o Alentejo é uma personagem muitíssimo importante” acrescentando “não foram só os grandes conjurados de Lisboa, as grandes revoltas que acontecem antes de 1640 passaram-se no Alentejo, nomeadamente em Évora e Vila Viçosa também esteve cercada.”

A Autora Isabel Machado conclui referindo “as gentes do Alentejo naquele dificílimo século XVII deram um contributo tremendo e é preciso relembrar isto porque a nossa identidade é a coisa mais rica que nós temos”.

Populares