15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Da Alma de Vila Viçosa à poesia de Pereira: “Esta terra tem uma tendência a dar frutos”.Inácio Esperança.

António Rocha Pereira, natural de Vila Viçosa, apresentou ao público a sua obra literária intitulada “Da Alma”. O evento decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Dr. Inácio Esperança. À obra, dedicada à poesia, mergulha numa profunda introspeção e expressão da alma.

Durante o evento, a Rádio Campanário conversou com o Dr. Inácio Esperança, que expressou a honra acolher um evento tão. “Será certamente uma honra receber aqui um calipolense que vai apresentar, um livro de poesia, mas com todo o seu estado de alma sobre Vila Viçosa e as suas raízes,” destacou o presidente, sublinhando a importância da ligação do autor à sua terra natal.

Realçando a propensão cultural de Vila Viçosa em inspirar os seus filhos, mesmo os que se encontram na diáspora, a manterem uma ligação forte com as suas origens. “Vila Viçosa, eu costumo dizer, não sei do que é que é, mas de facto há aqui, esta terra tem uma tendência a dar frutos destes e são muitos ao longo da história de Portugal e da história de Vila Viçosa,” refletiu, aludindo à rica herança cultural e histórica de Vila Viçosa.

O autarca adianta: “É mais um autor, mais um autor que brota desta terra e que escreve sobre a terra que sente.

O presidente da Câmara Municipal apontou ainda a importância de obras como a de António Pereira na promoção de Vila Viçosa. “Portanto, estas obras são elas também que divulgam aquilo que é a história, aquilo que é o património de Vila Viçosa, através também destas pessoas e das suas memórias.” O Edil concluiu, destacando a singularidade de Vila Viçosa na cultura portuguesa, enriquecida pelas inúmeras histórias e narrativas que dela emanam: “Vila-Viçosa é uma das terras sobre as quais, sendo esta mais uma narrativa que ele dá neste livro, tem imensas milhares de narrativas.”

Este lançamento não só celebra a contribuição de António Rocha Pereira para a literatura portuguesa como também reforça o vínculo inquebrável entre um autor e a sua terra natal, ilustrando como a memória, a história e a cultura se entrelaçam na criação literária.

Populares