24.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

De olhos postos no céu: Hoje à noite vai haver chuva de estrelas “Quadrântidas”

É já esta noite que o fenómeno  vai poder ser observado.

Conforme informação avançada pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), vai ser possível observar uma incrível chuva de estrelas, tecnicamente conhecida como chuva de meteoros das Quadrântidas.

De acordo com a informaç\ao avançada pela NiT, o fenómeno, que vai ter o seu pico na noite de domingo, dia 3 de janeiro, vai permitir observar cerca de 120 meteoros por hora, revela o Observatório: “as Quadrântidas são umas das melhores chuvas de meteoros no hemisfério norte (atividade máxima de 120 meteoros na THZ (Taxa Horária Zenital)), mas são pouco conhecidas em razão da sua atividade máxima ser muito curta”.

O Observatório Astronómico de Lisboa alerta contudo que a visualização deste fenómeno pode n\ao ser perfeita. Segundo o OAL, este é um “mau início de ano para os observadores do hemisfério norte”, já que “a a atividade máxima da chuva de meteoros das Quadrântidas, que ocorre no dia 3 de janeiro, será muito prejudicado devido ao brilho da lua (84,41% iluminada), pois o instante de Lua Cheia ocorreu no passado dia 30 de dezembro”.

 

Populares