15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“De Vila Viçosa renasceu Portugal e é essencial dizer aos jovens que são de uma grande terra” diz Pres. Da CM(c/som)

O 1º de dezembro de 1640 marcou o fim de 60 anos de ocupação espanhola e a restauração da independência de Portugal.

A crise de sucessão ao trono português, após a morte de D. Sebastião em 1578, levou à ocupação espanhola mas os portugueses conspiraram para proclamar a independência em 1 de dezembro de 1640.

O Palácio de Vila Viçosa tem uma ligação significativa com o 1 de Dezembro, Dia da Restauração da Independência de Portugal. Este palácio foi a residência principal da Casa de Bragança, uma das mais importantes famílias nobres de Portugal e da qual fazia parte D. João IV, que se tornou rei após a restauração da independência portuguesa em 1640.

Para assinalar esta data de extrema importância para a história de Portugal, o Município de Vila Viçosa leva a efeito este fim de semana um conjunto de atividades para comemorar o 1º de dezembro. No âmbito destas iniciativas, esta manhã, realizou um desfile histórico que culminou precisamente no terreiro do paço em Vila Viçosa.

A Rádio Campanário esteve presente (veja as FOTOS) e falou com Inácio esperança, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa a propósito da importância desta data histórica e sobre as inúmeras atividades preparadas pela Autarquia para assinalar a data.

Inácio esperança começou por nos referir “faz todo o sentido assinalar o 1º de dezembro aqui” explicando que “hoje em dia as comemorações em Portugal são muito exíguas.”

Vila Viçosa quer fazer umas comemorações dignas desta data e dignas da dimensão que esta data e este ato teve para Portugal e para aquilo que somos hoje” adiantou o Autarca.

O Presidente do Município referiu ainda que “o 1 de dezembro é símbolo da nossa identidade, e esses símbolos devem ser lembrados, preservados e passados ás gerações futuras.”

A mensagem que queremos passar ao País e aos jovens, sublinhou Inácio Esperança, é que “de Vila Viçosa renasceu Portugal e por isso ela deve ser colocada onde merece, no epicentro da restauração de Portugal e dizer isso aos jovens para que se esqueçam que são de uma grande terra e descendentes de uma grande gente.”

O fim de semana tem ainda outros momentos de grande importância como a representação do cerco a Vila Viçosa, a partir das 15 horas, no castelo de Vila Viçosa.

Populares