14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Desafio EIP’23: 75 Bombeiros do Alentejo em V. Novas: “treino, formação e troca de experiências são os objetivos” diz Com. José Ribeiro(c/som)

Vendas Novas recebe a partir desta sexta-feira e durante o fim-de-semana o evento “Desafio EIP’23”.

Organizado pelo Comando regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo, o desafio, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, vai contar com 15 equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros .

Um evento de referência no seu segmento e que reunirá no Regimento de Artilharia nº 5 em Vendas Novas, centenas de operacionais, possibilitando que os mesmos possam adquirir, desenvolver e partilhar conhecimentos em várias áreas operacionais, valorizando competências e promovendo a cooperação entre instituições.

A Rádio campanário falou com José Ribeiro, Comandante Regional da Proteção Civil do Alentejo sobre os objetivos da iniciativa. José Ribeiro começou por nos referir “este evento vai reunir 75 bombeiros de toda a região Alentejo e também uma e também uma equipa e cinco bombeiros convidados, vindos da Amadora.”

O Comandante explica ainda que “ao longo destes três dias vamos fazer um conjunto de atividades operacionais , treinar um conjunto de manobras, incrementar a capacidade operacional das equipas e ao mesmo tempo promover o convívio entre eles, também fundamental, fortalecendo o seu espírito de cooperação e camaradagem.”

O objetivo é treinar áreas que entende o Comando são “muito relevantes” como a condução de veículos, o combate aos incêndios urbanos, desencarceramento em acidentes rodoviários, entre outros. José Ribeiro acrescenta ainda “treinar em conjunto e acrescentar formação aos nossos bombeiros são os principais objetivos, assim como a partilha de novos conhecimentos e experiências.”

A escolha de Vendas Novas para a realização do evento acontece tendo em consideração “a sua localização, as suas acessibilidades mas acima de tudo naquela Unidade militar, que sempre se mostrou muito disponível e colaborante para nos receber, existem as condições ideais pois tem condições para alojar as cerca de 120 pessoas que ali vão estar e tem condições logísticas.”

Populares