7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Descubra as estratégias inovadoras no combate à Vespa Velutina.

No passado dia 18 de janeiro, realizou-se no Auditório do Núcleo Empresarial da Região de Évora uma formação sobre o “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”. Este evento foi uma iniciativa da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e contou com a parceria da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).

O principal foco desta ação formativa foi a partilha e o aprofundamento de conhecimentos sobre as estratégias de vigilância e controlo da vespa asiática, conhecida cientificamente como vespa velutina nigrithorax, que tem vindo a estabelecer-se e a disseminar-se em algumas áreas de Portugal continental, incluindo o Alentejo Central.

Este evento dirigiu-se especialmente a técnicos de diversas entidades, tanto da administração central como local. Entre os participantes estavam representantes de Câmaras Municipais, incluindo os Gabinetes Técnicos Florestais, Serviços Municipais de Proteção Civil e Veterinários Municipais, além de apicultores, membros do SEPNA/GNR e bombeiros. O objetivo era equipar estes profissionais com as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar eficazmente com a presença e expansão desta espécie invasora.

Populares