18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dezanove freguesias do Alentejo identificadas como prioritárias para limpeza de Florestas

São cerca de mil freguesias as que foram este ano identificadas como prioritárias para limpeza de Florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais.

O despacho nº 2171/2024, hoje publicado em Diário da República,  procede à identificação das freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível em 2024.

De acordo com o diploma, “para efeito da seleção das freguesias mantiveram-se os critérios adotados desde 2022, que contemplam “as componentes de perigosidade conjuntural de incêndio rural e de valor dos ecossistemas.”

Assim, de acordo com o despacho assinado pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Catarino. foram identificadas 991 freguesias (34 % do número total), cobrindo 2 844 170 hectares de área total (32 % da superfície de Portugal Continental) e englobando 1 983 590 hectares de espaços florestais (37 % da sua área total).

No Alentejo, há contudo um distrito onde não existe qualquer freguesia identificada como prioritária, nomeadamente o distrito de Évora.

No  Distrito de Beja estão identificadas quatro freguesias, uma no concelho de Beja- São Barnabé e três no concelho de Mértola- Alcaria Ruiva, Mértola e Santana de Cambas.

No distrito de Portalegre, há 12 freguesias referenciadas,  em quatro concelhos distintos.

Em Gavião está identificada a freguesia de Belver e a União das Freguesias de Gavião e Atalaia. No concelho dde Marvão são quatro:Beirã, Santa Maria de Marvão, Santo António das Areias e São Salvador da Aramenha.

Já no concelho de Nisa estão identificas as freguesias de Montalvão, São Matias e União de Freguesias de Arez e Amieira do Tejo.

Porúltimo no concelho de Portalegre, estão identificadas como prioritárias as freguesias de Portalegre, Alegrete, União de Freguesias de Reguengo e São julião e União de Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras.

Por último, no Litoral Alentejano estão identificadas as Freguesias de Sines e Santiago do Cacém.

No despacho consta ainda a informação de que “a definição destas prioridades não isenta os agentes gestores do território do cumprimento de todas as disposições previstas na legislação de gestão de fogos rurais.”

O processo de fiscalização da gestão de combustível nas 991 freguesias prioritárias, onde se incluem as do Alentejo,  é realizada entre 01 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais e nos aglomerados populacionais, refere ainda o despacho.

De 01 a 30 de junho decorre a fiscalização nas redes viária, ferroviária e  linhas de transporte e distribuição de energia .

Consulte o Documento na íntegra AQUI

Populares