7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dia 8 de dezembro aos “Pés de Nossa Senhora da Conceição”: Celebramos a devoção. Diz Fernando Pinto Juiz da Régia Confraria”

A Rádio Campanário conversou com Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, sobre o programa das celebrações do Dia da Imaculada Conceição, a padroeira de Portugal em Vila Viçosa.

Dia 8 de dezembro, é o Grande Dia de Vila Viçosa, sendo um dia de grande importância para Portugal. Este ano, preparamos um programa que segue a tradição dos anos anteriores, com algumas pequenas adaptações. Queremos convidar todos a participar, seja em família ou em peregrinação, para estarem connosco neste dia especial, aos pés da nossa Mãe, Nossa Senhora da Conceição. É por Ela que estamos aqui.

As celebrações começam no dia 29 de novembro com a novena preparatória, que inclui pregações e confissões diárias para nos prepararmos para a grande celebração do dia 8 de dezembro. A novena vai até 7 de dezembro, com acolhimento aos peregrinos, a Eucaristia e a bênção das grávidas, encerrando às 21:00 com uma vigília.

No dia 30 de novembro, às 14:30, teremos o encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora, um momento alegre e especial para as crianças de diferentes níveis de ensino e as suas famílias.

 2 de dezembro, teremos uma visita guiada ao santuário, incluindo uma oportunidade para conhecer os mantos e vestes de Nossa Senhora da Conceição, que foram submetidos a um cuidadoso processo de restauro. Todos  poderão apreciar as preciosas peças de vestuário Nossa Senhora de perto, que são parte integral da devoção à Mãe.

Os mantos e vestes de Nossa Senhora da Conceição foram restaurados com esmero, preservando a sua beleza e importância histórica. Este restauro é uma homenagem à rica herança religiosa e cultural que estas vestes representam. As inscrições para esta visita estarão disponíveis em breve, e convidamos todos a participar e apreciar o resultado deste trabalho de preservação.

No dia 5 de dezembro, às 15:30, realiza-se a cerimônia da Santa Unção, convidando instituições como misericórdias, lares e Cáritas. Queremos oferecer o conforto e o carinho que todos merecem, encontrado nos braços de Nossa Senhora da Conceição.

Finalmente, no dia 7 de dezembro, as cerimônias começarão às 17:00 com acolhimento aos peregrinos. Teremos uma tenda de acolhimento preparada para receber todos os peregrinos. Às 18:00, teremos a Eucaristia com a bênção das grávidas e, às 21:00, encerraremos a novena com uma procissão de velas ao redor do castelo e uma vigília de oração durante a noite.

No grande dia, 8 de dezembro, as cerimônias começarão às 9:30 com o acolhimento aos peregrinos e a recitação do terço a cargo das confrarias de Nossa Senhora da Conceição e dos escravos. Às 11:00, teremos a Eucaristia solene da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, Dom Francisco Serra Coelho, com a participação de diversas instituições e academias.

 Após a Eucaristia, a procissão pelas ruas de Vila Viçosa terá lugar às 14:00, com a presença de cavaleiros e várias instituições. Finalizaremos o dia com uma Eucaristia à tarde, onde novos confrades serão investidos.

Convidamos todos a juntarem-se a nós nessas celebrações, que são uma parte significativa da nossa tradição em honra de Nossa Senhora da Conceição.

Populares