12 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Do Alentejo para a Índia! Motociclistas vão ser “Navegadores” em homenagem a Vasco da Gama

Um grupo de quatro motociclistas, reunidos no projeto Rota de Gama, fazem no dia 23 de março, no Castelo, a partida simbólica de uma viagem à Índia que pretende marcar os 500 anos da morte de Vasco da Gama, que se assinalam em 2024.

Facto marcante na história, a 8 de julho de 1497, partiram de Lisboa quatro caravelas com cerca de 150 homens, com o objetivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia, território onde abundavam as especiarias mais cobiçadas. A frota era comandada por Vasco da Gama e é este feito que agora pretende ser recriado.

O grupo de motociclistas, Luís Toscano, Hélio Santos, Pedro Costa e Miguel Rodrigues juntaram-se com o objetivo de criar por terra um tributo à viagem de Vasco da Gama à Índia, atribuindo a cada uma das motas o nome das naus primitivas da aventura: S Gabriel, S. Rafael, Berrio e S. Miguel.

Partem a 19 de abril mas no próximo dia 23 de março assinalam o momento em Sines, terra natal de Vasco da Gama, com a exposição das suas motas e a apresentação da viagem, concretizando assim a partida simbólica para esta aventura.

Estes “Navegadores por via terrestre”, vão percorrer as várias cidades indianas por onde Vasco da Gama passou.

O Município de Sines é um dos parceiros institucionais do projeto dada a ligação de Vasco da Gama a Sines e a sua importância na história do nosso País.

Foto:@NiT

Fonte:MunicípiodeSines

Populares