12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Do Humano ao Divino”- Portalegre presta homenagem a José Régio!

“Do Humano ao Divino – Tributo a José Régio”

 

O Centro das Artes do Espetáculo de Portalegre leva a palco no dia 16 de setembro, pelas 21h30, “Do Humano ao Divino – Tributo a José Régio” uma atuação que pretende assinalar o aniversário de nascimento do “poeta”, a 17 de setembro de 1901.

Uma viagem pela obra literária que se foca na humanidade daquele que foi uma personalidade incontornável do panorama cultural português, na tentativa de desconstruir todos os preconceitos e mal entendidos gerados à volta da figura de José Régio.

Com entrada gratuita, o espetáculo de música ligeira volta a unir as Câmara Municipais de Portalegre e Vila do Conde no projeto comum de dar continuidade ao trabalho de divulgação da vida e obra do autor.

O tributo que agora se presta, não é ao literato, mas ao homem que, na sua obra literária, teve a coragem de se narrar, de se desnudar. Contrariando Pessoa, José Maria dos Reis Pereira não é “um fingidor que finge a dor que deveras sente”. Ele assume-a em toda a sua verdade e crueza.

O espetáculo não se desenvolve numa abordagem cronológica à vida de José Maria dos Reis Pereira, mas sim num enfoque em temas que a enquadram, repleta de perplexidades, angústias, dúvidas que José Maria assume como suas, mas que, em última análise, são de toda a humanidade: “ Vou dizer-vos quem sois pois vou dizer-vos quem sou”.

 

 

Populares