18.7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dois linces-ibérios reintroduzidos no Vale do Guadiana, Alentejo

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) procede hoje, dia 1 de março, à reintrodução de dois linces-ibéricos, para integração numa população do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Integrado na quarta época de reintrodução em Portugal, no âmbito do projeto Life+Iberlince, a libertação destes animais no seu habitat natural, terá lugar na Herdade da Sobreira, em Serpa (pela primeira vez no concelho).

A fêmea Odelouca e o macho Ouriço, ambos com menos de 1 ano de idade, nasceram no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro, em Sines (Algarve).

Para 2018, a Comissão de acompanhamento do projeto Life+Iberlince aprovou a libertação de 31 exemplares de lince-ibérico, 16 machos e 15 fêmeas, nas áreas de reintrodução da Península, visando um reforço da população nessas áreas. Em cada uma das áreas, nomeadamente no Vale do Guadiana (Portugal), serão libertados 6 exemplares, no presente ano.

De salientar que a reintrodução do lince em Portugal, teve início em 2015, na área do Vale do Guadiana, tendo sido libertados na área 27 exemplares, desde então, 3 dos quais, já em 2018, previamente a Odelouca e Ouriço.

Dos linces libertados em Portugal, contam-se 3 mortes confirmadas, sendo por envenenamento, doença e atropelamento, e 1 por confirmar, tendo sido encontrada a coleira do animal, mas não o corpo. Por outro lado, a reprodução em meio natural já resultou no nascimento de 16 crias confirmadas no Parque Natural do Vale do Guadiana, onde atualmente se contam 6 fêmeas prenhas, segundo informações do ICNF.

O projeto europeu Life+Iberlince, liderado pela Consejería do Meio Ambiente e Ordenamento do Território da Junta da Andaluzia, conta com 22 sócios, de dois países (Espanha e Portugal) e quatro comunidades autónomas (Andaluzia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Murcia), bem como ONGs e empresas privadas.

Populares