15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Dupla improvável”…Eborense de 95 anos e Brasileira de 25 partilham casa num “Laço” para a vida

O Projeto pretende estabelecer laços entre gerações diferentes e combater o isolamento e a solidão em pessoas idosas.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Évora desde 2011, este projeto já deu corpo a mais de uma dezena de “duplas improváveis”.

Recentemente foi assinado mais um Contrato de Comodato no âmbito do projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, juntando , desta vez, duas pessoas que têm seye décadas de anos de diferença.

Jacinta Oliveira, de 95 anos, e Eduarda Oliveira, estudante brasileira de 25, juntam-se para partilhar casa e vida.

Jacinta Oliveira, natural Évora, decidiu abrir as portas da sua casa a este jovem, natural do nordeste brasileiro e estudante da Escola de Artes que, por seu lado, resolveu o problema que tinha : a habitação.

A idosa de Évora não podia estar mais feliz com a presença da jovem na sua casa e sobretudo na sua vida.

“Eu choro só de falar nisto” afirma Jacinta no momento da assinatura do Protocolo.

O vice-presidente da edilidade, Alexandre Varela, que assistiu à assinatura deste Contrato de Comodato destacou o objetivo do programa “ pretende-se ajudar idosos que estejam sozinhos e que gostassem de ter companhia e também apoiar jovens estudantes da Universidade de Évora, que venham de outras cidades ou países, como é o caso” explicando como funciona “O idoso, que tenha um quarto disponível no seu domicílio, disponibiliza esse quarto ao jovem estuante e em troca, o jovem estudante, disponibiliza companhia e algum apoio ao idoso. É um processo seguro e devidamente acompanhado, regulado através de um contrato, assinado entre as partes” frisa o autarca, apelando à inscrição.

A diferença de 70 anos entre as duas mulheres é evidente mas não é um problema. Jacinta Oliveira, com a sabedoria acumulada ao longo de décadas, oferece não apenas um lar, mas também histórias de vida valiosas.

Já Eduarda Oliveira traz consigo a vivacidade da juventude.

Fonte/Foto: Município de Évora

Populares