8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

É natal…conheças as tradições de Portugal na época festiva do ano com mais magia!!

Estamos no Natal! As ruas iluminam-se, decoram-se as casas, e recebemos a família para em conjunto, celebrarmos o nascimento de Jesus.

Seguindo a tradição, as famílias portuguesas reúnem-se no dia 24 de Dezembro para jantar e à mesa servem-se pratos de bacalhau, embora o peru assado e outros pratos de carne, que eram habitualmente saboreados nos dias seguintes, já comecem igualmente a integrar as ementas. Para sobremesa, não poderá faltar o Bolo-Rei, recheado com frutas cristalizadas ou com frutos secos, além de outros bolos característicos da época como as broas castelares e os tradicionais fritos como as filhoses, os sonhos e as rabanadas.

À meia-noite, celebra-se a Missa do Galo e nas igrejas, assim como em casa, há um lugar especial para o presépio, a recriação do estábulo onde nasceu Jesus que São Francisco de Assis idealizou, no séc. XIII, eque é bastante popular em Portugal.

As prendas de Natal trocam-se depois da meia-noite ou na manhã seguinte, consoante o hábito de cada família. Em tempos idos, antes de ser o Pai Natal a animar o natal português e a deixar as prendas na Árvore, era o Menino Jesus quem as entregava. Ao deitar, as crianças deixavam o sapatinho na chaminé e de manhã, ao acordar, iam ver qual a surpresa que lhes tinha deixado. Se se tivessem portado bem durante o ano, claro…

Consoada de Natal em Portugal

A consoada, como é chamada a ceia de Natal em Portugal, é uma das principais tradições do país e acontece sempre na noite de 24 de dezembro. Segundo a tradição portuguesa, a mesa de Natal não pode ser retirada, assim, noite adentro juntam-se novos pratos e a mesa continua posta até o dia seguinte, em homenagem ao menino Jesus.

A ceia em Portugal varia de acordo com a região e, apesar de o peru estar presente em alguns jantares, ele não é o prato principal do Natal no país. Claro que um dos protagonistas é ele: o bacalhau. O prato mais típico é bem simples, uma generosa posta de bacalhau acompanhada de batatas, cenouras, verduras e ovos cozidos, regados com azeite.

Doces tradicionais de Natal em Portugal

Essa talvez seja a maior perdição no Natal em Portugal e confesso, são realmente maravilhosos:

Rabanada

Também tradicional em algumas regiões do Brasil, a rabanada é um dos mais tradicionais pratos de Natal em Portugal. Um detalhe curioso é que muitas padarias só preparam o pão de rabanada nessa época do ano, ele tem uma textura um pouco diferente e precisa ser dormido.

Sonhos

Não são os nossos sonhos de padaria brasileiros, aqui eles são chamados de bola de Berlim. Os sonhos portugueses lembram nosso bolinho de chuva, são bolinhas fritas polvilhadas em açúcar e canela, um clássico simples, mas imperdível.

Filhós

Os Filhós ou fritos de Natal, são feitos a partir de uma massa em formato achatado. A massa é frita e polvilhada com açúcar e canela, o processo é parecido com o sonho, mas o resultado é bem diferente.

Bolo Rei e Rainha

O Bolo Rei é um ícone do Natal português, presente em todas as pastelarias, padarias e confeitarias portuguesas no fim do ano. O bolo é bem interessante, a massa lembra a textura de brioche, mas ela é em formato redondo, com um buraco no meio. Por cima e no meio é acompanhada de frutas cristalizadas e polvilhadas de açúcar.

O Bolo Rainha é bem semelhante, a diferença é que não tem frutas cristalizadas, mas amêndoas. Geralmente as duas opções fazem parte da vida dos portugueses no período entre o Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro.

A Árvore de Natal

A tradição da árvore de Natal é um costume de origem germânica que se expandiu ao resto da Europa há já muitos anos. A maioria não consegue encontrar uma ligação entre este pinheiro e o nascimento de Cristo, e não consegue encontrar porque ela não existe.

Trata-se de um rito pagão de homenagem ao sol – que tanto é simbolizado pelas bolas com que hoje enfeitamos a árvore, como pela estrela que colocamos no seu topo.

Fonte: Eurodicas/Visitportugal

Populares