9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

É oficial: Obras de ligação do Alqueva ao Monte da Rocha deverão arrancar no 1º trimestre deste ano

Tal como a Rádio campanário noticiou, foi esta tarde assinado o contrato de empreitada da ligação de Alqueva à Barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique.

Com um investimento que ultrapassa os 28 milhões de euros, a empreitada tem um prazo de execução de 21 meses.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourique e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, assim como do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires e José Pedro Salema, Presidente da EDIA.

Esta era uma obra há muito defendida pelo Município de Ourique . Numa altura em que a água é cada vez mais escassa, num tempo em que chove cada menos, este investimento é decisivo para a sustentabilidade e desenvolvimento no concelho de Ourique, projetando mais vida e oportunidades para o interior.

Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique, autarquia que defende há anos a concretização desta obra, diz tratar-se de “um investimento público muito significativo e um compromisso que existia com o território que vem dar garantia de sustentabilidade de água para o abastecimento publico no Monte da Rocha e um novo impulso no desenvolvimento económico da região através da criação deste novo bloco de rega”.

Esta obra permitirá o reforço à albufeira do Monte da Rocha para regadio e abastecimento público, bem como a criação de um novo bloco de rega com 2.330 hectares, nos concelhos de Aljustrel e Ourique, no âmbito do empreendimento do Alqueva.

Situada no concelho de Ourique, a albufeira do Monte da Rocha assegura o abastecimento público neste município e nos concelhos de Almodôvar e Castro Verde, assim como em parte dos de Mértola e Odemira, todos no distrito de Beja.

Fotos: Município de Ourique

Populares