14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É uma festa única para Elvas,um momento de agradecimento pelo que o Senhor Jesus da Piedade lhes dá” diz P.de António Silva(c/som)

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade tiveram início esta quarta-feira e prolongam-se até dia 1 de outubro, no Parque da Piedade, contando com uma dimensão religiosa e profana.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e a maior a sul do Tejo. O programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, cujo momento alto é a enorme Procissão dos Pendões, que na tarde de ontem se realizou, foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Coelho.

Trata-se de uma das maiores manifestações religiosas do país, atingindo, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

A Rádio Campanário acompanhou a Procissão dos Pendões (veja aqui as FOTOS) e falou com o Padre António Silva, Pároco da Boa Fé, sobre a importância desta celebração religiosa para os Elvenses.

O Pároco começou por nos referir “esta é uma festa que fica marcada para o Povo de Elvas, do concelho e de fora do concelho; são momentos importantes vividos para nós cristãos.”

O Padre António Silva referiu ainda que quem participa nesta celebração fá-lo “não só para pedir graças mas sobretudo para agradecer aquilo que o Senhor Jesus da Piedade tem feito a todos nós” especialmente numa altura em que o Mundo passa por situações difíceis.

O Pároco da Boa Fé sublinhou ainda que esta manifestação de Fé se repete a cada ano, cada vez com mais pessoas, referindo “cada ano nós sentimos a grande necessidade do Povo se aproximar cada vez mais de Deus pois acredito que há uma ausência de deus na vida do Homem e cada vez que mais nos aproximarmos dele, saberemos que não estamos sós.”

Apesar de haver um só Deus, também em Elvas ele é representado pelo senhor Jesus da Piedade. O Padre António Silva explica “como recentemente disse o Papa Francisco, Deus é de Todos e a Igreja é de todos e para todos.”

Populares