7.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É uma honra receber esta medalha e ser eu a humilde representante da Casa de Bragança” diz Maria de Jesus Monge da Fundação da Casa de Bragança(c/som)

 

Realizaram-se ontem, em Vila Viçosa, as celebrações do dia da Imaculada Conceição. Os três ramos das forças armadas estiveram representados pelo Almirante António Ribeiro que agraciou personalidades fortes na história da igreja e património nacional com a cruz de São Jorge , com o objetivo de  distinguir o extraordinário trabalho prestado às forças armadas.

Foram agraciados com a Cruz de São Jorge a Drª Maria de Jesus Monge, da Fundação da casa de Bragança, D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora e Francisco Couto, Pároco em Vila Viçosa.

A Rádio Campanário falou com  Maria de Jesus Monge sobre esta distinção que começou por nos referir “Sinto-me muito agradecida e reconhecida por esta condecoração que naturalmente é atribuída essencialmente ao Museu Biblioteca da Casa de Bragança e ao papel que assim se vê reconhecido no cumprimento da sua missão.”

Maria de Jesus Monge destaca ainda que a missão deste Museu é “através do seu património assinalar a casa de bragança e a casa de bragança sempre teve uma relação muito próxima com os militares, não só como casa ducal mas também com a subida ao trono.”

Maria de Jesus Monge sublinha ainda que esta ligação da casa de Bragança aos militares está também ligado “ao grande culto mariano que sempre esteve muito forte na casa de Bragança e que inspirou D. João IV na elevação de Nossa Senhora da Conceição a Padroeira e Rainha de Portugal.”

A homenageada termina referindo “É uma grande alegria poder ver reconhecido o papel que a casa de bragança ao longo dos séculos tem e ser eu a humilde representante neste contexto de receber esta medalha.”

 

Populares