13.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EDP notifica Autoridade da Concorrência da aquisição de projetos eletroprodutores no Crato

A EDP Comercial notificou a Autoridade da Concorrência(ADC) da aquisição do controlo exclusivo sobre um conjunto de ativos de produção de eletricidade.

Em causa estão dois projetos de unidades de pequena produção de eletricidade, situados no
Crato e em Trevões, Viseu.

Segundo informação disponibilizada pela própria Autoridade da Concorrência na sua página oficial, ” a Autoridade da Concorrência recebeu, em 15 de dezembro de 2023, a notificação de uma operação de concentração de empresas.”

Segundo avança ainda a AdC, a referida operação de concentração consiste na aquisição de controlo exclusivo, pela EDP Comercial – Comercialização de Energia, S.A. (“EDPC”) deste conjunto de ativos que reunem uma potência instalada total de 17 MW (“Ativos Adquiridos”).

As atividades das empresas envolvidas são as seguintes:

  • EDPC – sociedade com atividade de comercialização de energia, sob a forma de eletricidade, gás natural e outras, resultante da exploração de instalações próprias ou alheias e da participação em mercados de energia, sediada em Portugal. A EDPC é controlada pela EDP – Energias de Portugal, S.A., empresa com sede em Portugal e holding de um grupo ativo principalmente na produção, distribuição e fornecimento de eletricidade em Portugal,
    Espanha e EUA.
  • Ativos Adquiridos – fazem parte de dois projetos, situados no Crato e em Trevões, compreendendo no total 18 unidades de pequena produção de eletricidade, a partir de energia solar, cada uma com capacidade máxima instalada de até 1 MW.

Quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa devem ser apresentadas no prazo de 10 dias.

Populares