10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

EHT Portalegre celebra 15 anos e consagra-se como referência na formação em turismo no Alentejo

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre celebrou o 15º aniversário esta terça-feira e consagra-se como a principal referência da formação para o setor na região Alentejo.

A caminho das duas décadas de existência, a instituição, membro integrante da rede de Escolas do Turismo de Portugal, conquistou esse estatuto e tem investido, desde o início, na diferenciação e na qualidade para contribuir para a elevação da competitividade do turismo no país.

Ao fim de 15 anos, a EHT Portalegre apresenta uma forte e competente oferta formativa, seja ao nível da formação inicial (cursos equivalentes ao 12º ano e cursos de especialização tecnológica ligados à gestão), bem como da formação
contínua/executiva, definida, essencialmente, para profissionais e agentes do setor.

O objetivo desta política de formação é o de aumentar os índices de capacidade dos humanos que operam na área do turismo e que são, em grande parte, responsáveis pelos bons resultados que o setor tem alcançado nos últimos anos. Se ao nível da formação inicial, o percurso da EHT Portalegre está consolidado, com apostas nos áreas da cozinha e pastelaria e da restauração e bebidas, no que respeita à formação contínua, a escola continua a investir em diversos cursos de curta e de longa duração, com destaque para o curso de escanção, para a pós-graduação em enoturismo, numa parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, e, mais recentemente, para a graduação em Gestão Hoteleira.

Maria Conceição Grilo, diretora da EHT Portalegre, sobre o percurso da Escola refere “A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre sempre assumiu a responsabilidade de poder ser a referência do setor em toda a região Alentejo. O facto de fazer parte da rede de Escolas do Turismo de Portugal favorece o trabalho desenvolvido porque garante uma escala que seria difícil de alcançar se a instituição não trabalhasse em rede. Porém, os resultados que têm sido alcançados devem-se, em muito, a uma aposta clara na diferenciação do corpo formativo, com o investimento numa equipa jovem e qualificada. A isso, juntamos os meios físicos de que sempre dispusemos e a capacidade de trabalhar em parceria com outras entidades. Continuamos a investir bastante na formação inicial e temos aumentado as soluções de conhecimento à disposição daqueles que já estão a operar na área porque sabemos a dinâmica própria do setor e a necessidade constante de melhorar as competências e as capacidades dos profissionais e executivos”.

Populares