10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: ENOVE+ reforça “a necessidade de aproximarmos as empresas das entidades de ensino superior”, diz secretario de Estado João Catarino (c/som e fotos)

A 11ª edição da ENOVE + – Feira de Emprego e Empreendedorismo, promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), encontra-se a decorrer no Coliseu Rondão de Almeida, em Elvas, entre os dias 7 e 8 de novembro.

A cerimónia de abertura da iniciativa teve lugar esta quarta-feira, dia 7 de novembro, tendo contado com a presença de João Paulo Catarino, secretário de Estado para a Valorização do Interior.

Em declarações à RC, o governante destaca “a necessidade de aproximarmos o tecido empresarial das entidades de ensino superior”, para que o conhecimento produzido e transferido para as empresas “seja o mais ajustado possível às necessidades do território”.

“O facto de esta iniciativa estar associada ao IPP, veio reforçar a necessidade de aproximarmos as empresas das entidades de ensino superior”

 

O secretário de Estado aponta ainda “a importância desta feira” do Instituto Politécnico de Portalegre, na promoção do emprego, visando contribuir para a fixação de jovens no território.

Albano Silva, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, afirma que a iniciativa tem “vindo a melhorar”, apontando que “esta ENOVE+ é uma das melhores que já construímos”.

“Está aqui uma representação do IPP muito importante e muito interessante”

 

O dirigente descreve o evento como “uma festa da proximidade” que permite um convívio entre “estudantes, estudantes e empresas, ensino básico e profissional com o ensino superior”.

O presidente do IPP destaca da feira “a apresentação do curso de equinicultura” do IPP, ministrado na Escola Agrária de Elvas, e que “é o único no país”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, congratula-se com a realização na cidade, desta iniciativa que visa “aproximar quem se anda a formar do mundo onde existem efetivamente os empregos”.

“O papel que o IPP tem é fundamental, em fazer não só a formação, mas esta ponte com o mundo empresarial”

 

O autarca aponta que o Governo, autarquias, empresas, instituições públicas, privadas e de ensino “têm que de mãos dadas”, denotando na ENOVE+ a aproximação “desejável” entre as empresas e os jovens.

No âmbito do desemprego, Nuno Mocinha aponta que no concelho, assim como na região e no país, “temos vindo a decrescer […] mas é uma batalha que se tem que ganhar todos os dias”.

 

{gallery}elvas_enove18{/gallery}

Populares