23.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas – I Edição do Concurso “FAR PLAY” contou com 15 equipas. Conheça os vencedores!

A I Edição do Concurso FAR PLAY, promovido pelos municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença, terminou com um evento online.
 
O concurso decorreu de junho a novembro de 2021, e terminou esta terça-feira, dia 25, com um evento online que reuniu representantes políticos dos quatro municípios, o Grupo de Trabalho da Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, elementos do Turismo de Portugal e, claro, participantes desta iniciativa, de Norte a Sul do país.
 
Ao longo de 6 meses, a comunidade em geral foi convidada a participar neste inovador Concurso de aproximação ao Património Cultural único da Raia Luso-espanhola, tendo como proposta a criação de trabalhos criativos, em diferentes categorias artísticas: Urban Sketching, Fotografia, Instalação Artística, Criação Literária, Artes Performativas e Gastronomia.
 
No total participaram 15 equipas, constituídas por elementos residentes nos quatro municípios FAR e um pouco por todo o país, entre os 6 e os 77 anos de idade. Tendo as Fortalezas Abaluartadas da Raia como cenário de performances, musa para desenhos à vista e inspiração para criação de histórias e receitas originais, este Concurso chegou agora ao fim, com a selecção dos vencedores para cada categoria e respectiva atribuição de prémios.
 
Recuperamos a lista de equipas vencedoras, para cada uma das categorias artísticas:
 
• Urban Sketching:
– Equipa Nacional: Sketcher Raiano, Carlos Fidalgo
– Equipa Residente FAR: Pedro Jerónimo
 
• Artes Performativas:
– Sem prémios atribuídos nesta categoria
 
• Fotografia:
– Equipa Nacional: Otalfotografobanal, João Rico
– Equipa Residente FAR: Luna Rolo
 
• Instalação Artística:
– Equipa Residente FAR: Tiago Candeias
 
• Criação Literária:
– Sem prémios atribuídos nesta categoria
 
• Gastronomia:
– Equipa Residente FAR: Equipa Sentinela – Maria José Ferreira, Laura Largueiras e Susana Ferreira
 
Todos os trabalhos rececionados evidenciaram grande empenho e criatividade por parte dos participantes, destacando-se sobretudo, a relação de proximidade com o Património local, nas suas múltiplas valências, do património edificado aos sabores endógenos.
 
Muito em breve e para dar continuidade à aproximação dos cidadãos do seu património, será lançada a II Edição do Concurso FAR PLAY, desta vez dirigida exclusivamente às comunidades escolares destes municípios, do Ensino Básico ao Ensino Secundário, avança ainformação divulgada pela autarquia elvense.

Populares