15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas: Mais de uma centena de médicos participa nas Jornadas de Medicina Interna com o objetivo de “fazer uma atualização sobre os principais temas dentro da área”, diz clínico José Águila (c/som)

As XI Jornadas Transfronteiriças Luso – Espanholas de Medicina Interna decorrem em Elvas de 3 a 5 de março, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Organizadas pelo Núcleo de Medicina Interna do Hospital de Santa Luzia de Elvas, as jornadas abordarão diversas temáticas, como a ventilação mecânica não invasiva, ecocardiografia básica e mesas redondas sobre tratamentos com fármacos biotecnológicos: o futuro da medicina?, novos aspetos da doença cardiovascular e enfermagem.   

Em declarações à Rádio Campanário, José Águila, médico de Medicina Interna do Hospital de Santa Luzia de Elvas, referiu que as jornadas têm como objetivo, “fazer uma atualização sobre os principais temas dentro da área da Medicina Interna”.

A iniciativa destina-se “fundamentalmente aos médicos da especialidade mas também aos colegas de medicina Geral e Familiar, com os quais trabalhamos de uma forma bastante direta”, refere, “mas também a qualquer outro colega de qualquer outra área dos temas que vão ser abordados e também dos próprios internos em formação das especialidades médicas”.

Sobre as temáticas, José Águila declara que as jornadas começam na quinta-feira com um discurso de atualização sobre ventilação não invasiva, também será feito um curso de ecocardio e entre sexta-feira e sábado, serão abordados temas relacionados com tratamentos fármacos biotecnológicos, diabetes e hipertensão”.

O médico avança que este ano “vai ser incorporada uma sessão para enfermeiros onde vão ser abordados diversos temas relacionados com a abordagem do doente médico pelos próprios enfermeiros”.

Instado, José Águila anuncia que nas jornadas participam médicos de Espanha, Portugal “e há a destacar a presença do diretor da área da Medicina Interna e homologia do Porto e também o professor da área da infeciologia de Espanha e médicos ligados ao Hospital de Santa Luzia de Elvas”.

Ao longo de três dias, são esperados mais de uma centena de médicos, enfermeiros e outros profissionais que abordarão questões relacionadas com a área da Medicina Interna.              

Populares