9.8 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas recebeu X Jornadas Luso Espanholas de Medicina Interna (c/som e fotos)

Durante dois dias, 9 e 10 de maio, o Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, recebeu as X Jornadas Luso Espanholas de Medicina Interna.

A iniciativa que se tem vindo a afirmar, contou este ano com o dobro dos participantes.

A Rádio Campanário acompanhou os trabalhos e falou com o presidente das Jornadas Dr. Juan Urbano Gávez que nos disse que as Jornadas “são uma troca de experiência entre dois hospitais, o de Elvas e o Infanta Cristina de Badajoz”.

O responsável refere que o evento tem vindo a crescer e este ano as espetativas foram ultrapassadas “em muito”, acrescentando que foram apresentados 392 trabalhos científicos.

Juan Gávez explica que o encontro é o segundo maior do país, de Medicina Interna, e a nível de todas as especialidades médicas, o terceiro evento a nível nacional, destacando a sua importância, pela “troca de experiências e uma atualização da formação dos especialistas e formandos que se refletem num melhor atendimento à população em geral”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/elvas%20jornadas%20da%20medicida%20interna_presidente.mp3{/play}

A iniciativa que se realiza de dois em dois anos contou com dois workshops, “atualização em suporte avançado de vida” e “noções básicas de ecocardiografia para o internista”, preencheram a manhã do primeiro dia das Jornadas. À tarde realizaram-se duas conferencias “São os medicamentos genéricos iguais aos originais?”, pelo Dr. Juan Bureo do Hospital Infanta Cristina de Badajoz, e “Doenças auto-imunes”, com o médicos dos hospitais de Elvas e Amadora-Sintra.

No segundo dia das Jornadas, decorreu uma mesa redonda subordinada ao tema “Risco Cardiovascular”. Da parte da tarde mais duas mesas redondas, “temas quentes em medicina interna” e “outro ponto de vista da medicina”. Foram abordados os temas das novas terapêuticas antiagregantes e anticoagulantes, o presente e o futuro do tratamento da DPCO e a controvérsia na segurança das vacinas, e na segunda as manifestações buco-dentais das doenças sistémicas e a figura do médico através do cinema.   

Populares