17 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Em 2003 reuni com S. João Paulo II que lembrou N. Sra. da Conceição como a Senhora dos Caracóis”, diz Cónego Francisco Couto (c/som)

No passado dia 14 de maio de 2022 assinalou-se o quadragésimo aniversário da visita pastoral de Sua Santidade, São João Paulo II, ao santuário da Padroeira de Portugal. Trata-se de uma das datas mais relevantes para a história da Régia Confraria, muito em particular, mas também para Vila Viçosa e para a Arquidiocese de Évora, numa perspetiva mais global.

Neste sentido decorreram várias celebrações para assinalar esta data tão especial para Vila Viçosa. A Rádio Campanário esteve presente na eucaristia que e falou com o Cónego Francisco Couto, acerca da sua visita ao Papa João Paulo II que ocorreu a 11 de janeiro de 2003, que começou por referir que ele lembrava com facilidade dos lugares onde tinha estado e as pessoas referiam que ele tinha sempre uma palavra que fosse alusiva, ou à pessoa ou ao lugar de onde a pessoa viria.”

Segundo o Cónego, “comigo foi do lugar a Diocese em si, Vila Viçosa, e ele recordou-se da presença na diocese de Évora e que designa a imagem de Nossa Senhora da Conceição, porque foi a primeira vez que tinha visto uma imagem com caracóis, a “Senhora dos Caracóis”. Eu estive lá e para provar que se lembrava “a Senhora dos Caracóis”.

Francisco Couto deixou ainda um apelo aos calipolenses e a todos os fiéis que queiram ouvir o discurso proferido pelo Papa em Vila Viçosa. “Uma vez que andamos tanto na Internet e que buscamos tantas coisas um apelo aos calipolenses. Se assim quiserem, procurar na net porque está lá o discurso que ele fez aqui em Vila Viçosa à diocese de Évora e a Vila Viçosa”.

 

Populares