A Associação EPIS (Empresário pela Inclusão Social), apresentou esta semana, o estudo “Aprender a ler e a escrever em Portugal”, no âmbito da influência das dificuldades de aprendizagem da leitura, no sucesso escolar, como causa de retenção dos alunos, no ensino básico.
João Costa, Secretário de Estado da Educação, falou em exclusivo à Rádio Campanário sobre o estudo, realizado em 127 escolas, com maior taxa de repetição.
Declarando que estão a ser trabalhadas soluções com o Plano Nacional de Promoção de Sucesso Escolar, garante que “muitos professores acreditam na retenção, não é por a verem como eficaz, é por não verem alternativa”.
O Secretário de Estado aponta que o número de escolas sem retenção tem aumentado, mas que “a nós, no Governo, não nos preocupa as taxas, preocupa-nos a qualidade de aprendizagem”.
Considera indispensável “perceber que as medidas de caráter transversal, já atingiram o limite da sua eficácia. Portanto, agora, precisamos de soluções locais”, para atuação junto dos alunos, o mais cedo possível.