18.7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Empresa Alentejana Delta Cafés é a quarta empresa do país com mais registo de patentes!

 

 O Instituto Europeu de Patentes (IEP) divulgou o Patent Index 2021 no qual Portugal se destaca como o país com o “crescimento mais forte na Europa (de entre os países com mais de 200 pedidos de patentes)”, registando um aumento de 13,9% em comparação com 2020.

De acordo com a nota de imprensa remetida á nossa redação, trata-se de um acréscimo em 2021 que representa mais de cinco vezes a taxa média da UE27 de 2,7%, e traduz a recuperação de Portugal que registou em 2020 um decréscimo de 7,7% no número de pedidos.

A empresa NovaDelta – Comércio e Indústria de Cafés, empresa de Campo maior do Comendador Rui Nabeiro, surge neste ranking em 4º lugar, com registo de 11 patentes.

No ano passado, instituições de ensino superior, centros de investigação e empresas nacionais apresentaram 286 pedidos de patentes ao IEPo maior número de registos até à data.

 No top 10 das maiores entidades portuguesas requerentes, destacam-se instituições de ensino superior como a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade de Aveiro, entidades caracterizadas pelo IEP como “agentes fundamentais na dinamização da inovação em Portugal”.

Num momento em que a Europa se encontra em plena transição digital, entre as áreas com mais pedidos de patentes em Portugal constam a tecnologia informática, a biotecnologia e a tecnologia médica. O setor dos transportes, que inclui a indústria automóvel, subiu de 10º para 4º lugar, mais do que duplicando os seus pedidos de patentes (+114,3%).

 

Populares